HojePR

Médicos dizem que Lula está ‘normal’, mas precisa de repouso; alta está prevista para próxima semana

12/12/2024
kalil

estadão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por novo procedimento médico na manhã desta quinta-feira, 12. Segundo relato da equipe médica que o acompanha, a intervenção foi uma complementação a cirurgia de emergência na cabeça à qual foi submetido há dois dias.

A nova intervenção médica teve início às 7h25. Por volta das 8h, o médico de Lula, Roberto Kalil Filho (foto), informou que o procedimento sido um “sucesso”. A equipe apresenta novos esclarecimentos sobre o tratamento do presidente nesta quinta-feira.

Segundo Kalil, o dreno que havia sido colocado na cabeça do presidente durante a primeira cirurgia será retirado ainda nesta quinta-feira e ele permanece em observação. A equipe médica explicou que Lula, que tem 79 anos, permanecerá no mesmo local da UTI, mas já sem necessidade de monitoramento por equipamentos.

O novo procedimento se chama embolização da artéria meníngea. O médico Roberto Kalil descreveu a cirurgia como uma espécie de cateterismo com o objetivo de reduzir o risco de novos sangramentos relacionados a hematomas subdurais (entre a cabeça e o crânio).

Os médicos esclareceram que as visitas estão proibidas e permanecerão proibidas enquanto Lula estiver internado. Atualmente, só familiares podem ter contato com o presidente. A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, acompanha o marido no hospital. “As visitas ficarão proibidas até a alta médica”, disse Kalil. “A recomendação é de repouso relativo. Evitar qualquer tipo de stress, que é praticamente impossível na posição dele”. completou.

O médico Rogério Tuma explicou ainda que na queda que sofreu o presidente teve hematomas nos dois lados do crânio, um deles havia sido absorvido pelo organismo. “O presidente está normal. Está muito bem e apto a praticar qualquer ato da vida civil. A única coisa é que há recomendação médica para que não se esforce física e mentalmente”, disse Tuma.

Kalil acrescentou que o presidente não ficou com nenhuma sequela da hemorragia no cérebro nem dos procedimentos médicos realizados. Se tudo correr bem, disse o médico, na próxima semana, Lula terá alta para retornar a Brasília.

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *