Massa, molho de tomate, queijo e azeite, a combinação é sucesso mundial
Você faz parte dos pizza lovers? Se não, você é exceção. A combinação de trigo e água criou uma massa fofa e, segundo pesquisas, a origem é na Mesopotâmia, há 6 mil anos. Não tinha a aparência que conhecemos hoje, parecia mais um pão sírio. Séculos depois foi o principal alimento das famílias pobres do sul da Itália e já no século 19, Raffaele Espósito, padeiro de Nápoles, a serviço do rei Umberto I e da rainha Margherita, preparou uma pizza com mozzarella, tomate e manjericão, nas cores da bandeira da Itália (branco, vermelho e verde). O sucesso da iguaria encantou os reis e Espósito batizou a pizza de Margherita.
A receita veio a bordo dos navios que trouxeram os italianos ao Brasil. Até a metade do século passado, a pizza era alimento das famílias italianas instaladas em São Paulo, mas após 1950 a iguaria passou a ser degustada de Norte a Sul.
Há quem defina um dia da semana para comer pizza. Eu já tive o domingo como dia de pizza. Depois passou a ser sexta-feira. Atualmente é na quinta-feira, data instituída pela minha mãe.
A pizza foi apropriada pela culinária brasileira e mereceu a instituição de data comemorativa. Desde 1985, o dia 10 de julho é Dia da Pizza.
Ranking
Curitiba tem um número significativo de pizzarias (de acordo com a Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento de Curitiba, existem cerca de 600 pizzarias na capital) e muitos fãs.
O portal HojePR quis saber quais as preferidas e ouviu 20 chefs de cozinha e jornalistas. Cada eleitor com a sua preferência: massa (grossa ou fina), quantidade e tipo de queijo, ingredientes tradicionais ou inusitados, forno a lenha ou a gás. Também foram levados em consideração o ambiente e o atendimento.
Foram citadas 36 pizzarias. Neste recorte aparecem como primeiras Bresser, Piolla, Carolla, Avenida Paulista, Baggio e Madá.
Aproveite as indicações e, caso não tenha o seu Dia de Pizza, com estas opções ficará fácil definir.
Scegliere bene la pizza!
Abaixo os jurados selecionados para o nosso ranking:
- Adriano Antunes (chef e dono da pizzaria Colodel)
- Camila Pazello (chef e coordenadora do curso de gastronomia do UniOpet)
- Hermes Custódio (chef e proprietário dos restaurantes Gianttura e Hermés; professor do Centro Europeu)
- Isabela França (jornalista e proprietária da Isabela França Comunicação)
- João Soto (chef do Farofa Bar e Restaurante)
- Matheus Batalha (chef do Batalha Gastronomia)
- Marina Cotovicz (jornalista e proprietária da revista Where Curitiba)
- Paulino da Costa (chef no restaurante Nonna Fiorentino)
- Rafael Franz (chef do Restaurante Quina)
- Simone Bello (jornalista)
- Simone Meirelles (jornalista e proprietária do site Comer & Curtir)
- Vinicius Madalosso (relações públicas do restaurante Família Madalosso)
- Francisco Urban (Restaurantes Victor)
- Adriano Sadowik (chef do novo Café do Teatro)
- Gisele Macedo (jornalista)
- Rafael Gonçalves (chef do Mia Trattoria)
- Felipe Miyake (chef do DUQ Gastronomia)
- Lucas Coelho ( chef do Hai Yo)
Além de levar em consideração o sabor, os critérios para elaboração da lista também incluíram outros elementos de cada estabelecimento: como o ambiente e o atendimento.
5º lugar – Madá Pizza e Vinho
No maior estilo napolitano, a Madá aposta no jeito tradicional de se fazer pizza, com massa de fermentação longa e natural e ingredientes cuidadosamente selecionados. O ambiente é um charme à parte. A unidade do Centro se esconde da agitação, em um espaço aconchegante nos fundos de uma galeria com iluminação baixa e paredes de tijolinhos à vista.
Entre os sabores do cardápio, a jornalista Isabela França destaca o Cacio e Pepe (mussarela, grana padano, pecorino romano e pimenta do reino).
Confira os sabores e endereços no perfil do Instagram @madapizzavinho
4º lugar – Avenida Paulista – Pizza, Pasta e Vino
Localizada no coração da capital paranaense, a Avenida Paulista conquista pela variedade de opções. Além das pizzas à lenha, o cardápio conta com saladas, grelhados e massas, além dos tradicionais Assaggio e Crostine para a entrada.
Para a jornalista Simone Belo, a melhor pedida é a pizza Carciofi i Parma (alcachofra, parma, queijo emmental e basílico e molho de tomates italianos).
Confira os sabores e mais informações no perfil do Instagram: @avpaulistapr
4º lugar – Baggio Pizzaria e Focacceri
Empatada com a Avenida Paulista no 4º lugar está a pizzaria e focacceria curitibana Baggio, com várias unidades espalhadas pelo Paraná, Santa Catarina e São Paulo. O menu cobre todos os sabores tradicionais, como toscana, romana, bologna e parmegiana.
O destaque vai para a Marguerita Especial (tomate cereja, lascas de parmesão, azeitona verde, manjericão fresco e mussarela de búfula).
Confira os sabores e mais informações no perfil do Instagram: @pizzariabaggio
3º lugar – Carolla Pizza D.O.C.
Com seis unidades na capital, a Carolla serve as pizzas D.O.C. (Denominação de Origem Controlada), com o autêntico modo de preparo italiano. Isto quer dizer que as pizzas são feitas no forno à lenha, com fermentação natural, farinha de trigo especial, tomates San Marzano, mussarela de búfala e fior di latte, azeite extra virgem e basílico.
Entre as opções do menu, vale checar a pizza Carlotta, que reúne quatro sabores em um (presunto e alcachofra, funghi, coppa e ovo frito no meio).
Confira os sabores e mais informações no perfil do Instagram: @carollapizzadoc
2º lugar – Piola
Diretamente da cidade italiana de Treviso para Curitiba, a rede Piola está presente em diversos países, preservando o sabor tradicional da pizza. Na capital paranaense, a boa gastronomia encontra um ambiente de clima descontraído e luzes coloridas no Batel.
Uma boa pedida é a pizza Quatro queijos (mussarela, brie, gorgonzola e parmesão).
Confira os sabores e mais informações no perfil do Instagram: @piolacuritiba
1º lugar – Mercearia Bresser
Com ambientes que reproduzem o clima dos armazéns e mercearias italianos do bairro paulistano Brás, a Bresser tem unidades no Batel e no Cabral. Campeã absoluta entre os jurados, a casa serve uma grande variedade de entradas e pizzas com ingredientes selecionados e de alta qualidade.
O chef Paulino da Costa revela ainda seu pedido ideal na pizzaria: Torradinho Silva Teles de entrada e pizzas Vila Judite (presunto defumado alemão e catupiry, com cobertura de mozarela) e Classe A (peito de peru defumado, catupiry e alho poró).
Confira os sabores e mais informações no perfil do Instagram: @merceariabresser
Menção honrosa
Para quem quiser descobrir mais sabores e outras pizzarias citadas pelos jurados como as melhores de Curitiba. Segue a lista:
- Abaré
- Armazém Dom Carmino
- Bravado Pizza
- Calabouço
- Carmella DOC Pizzaria
- Coratina Pizzaria e Forneria
- Domino’s
- Empório Rizzieri
- Fábrika Pães e Café
- Famiglia Merlini
- Funicular Pizzaria
- GranPizza Express
- Gusto Pizza Bar
- Maia’s Pizzarias
- Mercearia Anos 30
- Mozza X
- Novo Café do Teatro
- O Barba Pizza
- Pastelaria e Pizzaria Pastel de Vento
- Pizza DOP
- Pizzaria Predileta
- Pizzaria da Mathilda
- Pizzicato
- Proença Pizza
- Romanvs Pizzaria
- Sforno Trattoria e Pizzaria
- Street 444
- Targo
- Toniolo Pães Artesanais
- Trip Pizza Express
Fotos pizzas: Reprodução Facebook Mercearia Bresser/Reprodução Instagram Piola Curitiba/Reprodução Facebook Carolla Pizza D.O.C./Reprodução Instagram Baggio/Reprodução Facebook Avenida Paulista Pizza Bar – Curitiba/Reprodução iFood Madá Pizza e Vinho
Outra fotos: Jonas Oliveira/Governadoria/Reprodução Sociais/Divulgação
Leia outras notícias no HojePR.