A Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN) e o Grupo Gestor de Aceitação Universal (UASG) divulgaram os números de participação do primeiro Dia da Aceitação Universal (AU) em um novo relatório publicado hoje. Segundo o relatório, milhares de membros da comunidade global da Internet nos cinco continentes participaram do evento histórico Realizado em 28 de março de 2023 e organizado pela ICANN e pelo UASG, liderado por voluntários, o Dia da AU foi estabelecido como um meio de reunir as partes interessadas locais, regionais e globais para divulgar a conscientização e incentivar a adoção da AU por meio de uma combinação de sessões informativas e de treinamento, presenciais e híbridas.
O Dia da AU marcou a primeira vez que um conjunto diversificado de comunidades técnicas e linguísticas, empresas, governos e partes interessadas do setor do Sistema de Nomes de Domínios (DNS) foi mobilizado para defender a AU e uma Internet multilíngue em escala mundial.
Dia da AU em números:
Participantes totais 9 424
Propostas recebidas: 90
Eventos realizados: 50+
Países/territórios representados: 40+
Idiomas representados: 22 (árabe, armênio, bengali, cantonês, chichewa, chinês, holandês, inglês, francês, alemão, hindi, birmanês, nepalês, persa, português, russo, cingalês, espanhol, suaíli, tailandês, turco e urdu).
O principal evento do Dia da AU foi realizado em Nova Deli, Índia, organizado pelo Ministério de Eletrônica e Tecnologia da Informação (MeitY) da Índia por meio do NIXI (National Internet Exchange of India), em colaboração com a ICANN e o UASG. Dezenas de outros eventos foram realizados em um período de três meses, do final de fevereiro a maio de 2023, com a maioria dos eventos ocorrendo em 28 de março de 2023 ou por volta dessa data. Os participantes pertenciam a muitas categorias de partes interessadas, como empresas; governos, incluindo reguladores de telecomunicações; instituições de pesquisa; sociedade civil e organizações não governamentais, incluindo Estruturas At-Large e capítulos da Sociedade da Internet (ISOC) ; empresas de TI e startups de tecnologia; empresas de telecomunicações; o setor do DNS; provedores de serviços de Internet e provedores de hospedagem; e universidades, incluindo professores e alunos.
“O Dia da AU foi concebido como uma forma de criar conscientização em nível mundial sobre os benefícios da AU e de incentivar a adoção da AU”, disse o presidente do UASG, Anil Kumar Jain. “A resposta entusiasta das partes interessadas em todo o mundo é estimulante e mostra que há uma forte demanda por uma Internet mais inclusiva e multilíngue por meio da Aceitação Universal”.
A AU é uma necessidade técnica que garante que todos os nomes de domínio e endereços de e-mail válidos, independentemente da escrita, idioma ou comprimento de caracteres, possam ser usados igualmente por todos os aplicativos, dispositivos e sistemas aptos para a Internet. Ela é considerada um requisito fundamental para a expansão contínua da Internet. Desde 2009, o contexto dos nomes de domínio mudou significativamente: no número total de nomes de domínio de topo (TLDs) disponíveis, no comprimento dos caracteres do TLD e nas escritas disponíveis. No entanto, as verificações usadas por muitos aplicativos de software para validar nomes de domínio e endereços de e-mail geralmente usam regras criadas há muitos anos. A obtenção da AU garante que todos possam usufruir de todo o poder social e econômico da Internet usando o nome de domínio e o endereço de e-mail que escolherem e que melhor se alinhar aos seus interesses, negócios, cultura, idioma e escrita.
“A AU é uma prioridade estratégica para a ICANN. Como pedra angular da Internet global de hoje, ela é fundamental para facilitar a escolha do consumidor e colocar o próximo bilhão de usuários on-line”, disse a presidente e CEO interina da ICANN, Sally Costerton. “Estamos orgulhosos de apoiar o primeiro Dia da AU e esperamos realizar futuras campanhas de conscientização para ajudar a tornar a Internet mais inclusiva para todos os usuários, independentemente do idioma que falam e escrevem”.
Para informar-se mais sobre o Dia da AU, leia na íntegra o relatório de sinopse. Para informar-se mais sobre a AU, acesse uasg.tech e siga o hashtag #Internet4All no Facebook, LinkedIn, e Twitter.
Sobre a ICANN
A missão da ICANN é ajudar a garantir uma Internet global estável, segura e unificada. Para entrar em contato com outra pessoa pela Internet, você precisa digitar um endereço (um nome ou um número) no computador ou em outro dispositivo. Esse endereço deve ser exclusivo, para que os computadores possam se encontrar. A ICANN ajuda a coordenar e administrar esses identificadores exclusivos em todo o mundo. A ICANN foi fundada em 1998 como uma corporação de utilidade pública sem fins lucrativos, com uma comunidade de participantes do mundo todo.
Leia outras notícias no HojePR.