O Museu Oscar Niemeyer oferece uma experiência autoguiada de mediação por obras expostas assinadas por artistas mulheres. O roteiro pode ser acessado gratuitamente no site da instituição, neste link.
A proposta é livre para todos os públicos e uma oportunidade para conhecer mais sobre as obras das artistas apresentadas no MON, ampliando percepções e relações com as exposições.
O roteiro destaca escolhas de diálogos possíveis por meio das temáticas e materiais utilizados pelas artistas. A duração aproximada do percurso é de 1h, mas cada visitante pode percorrê-lo no tempo que preferir.
A visita “Conhecendo Artistas Mulheres” começa na Sala 4, onde está a exposição com obras do acervo do MON “África, Expressões Artísticas de um Continente”. Na mostra, o roteiro destaca a obra “Máscara Sowei – Mende”.
A jornada continua na Sala 2, na exposição “35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível”. Ali, o visitante deve buscar a obra “Peixes”, da série “Mangue, 2023”, da artista Rosana Paulino.
Na sequência, a mediação sugere uma visita ao Pátio das Esculturas, no subsolo do Museu, para contemplar “Convergência de Horizontes”, de Amélia Toledo.
A visita continua na Sala 11, na exposição “Antes e Agora, Longe e Aqui Dentro”, em que o trajeto inclui “Xamã (Instrumento Musical)”, obra da artista Efigênia Rolim.
Para finalizar, o visitante deve subir até a sala expositiva do Olho, onde está em cartaz a exposição “Extravagâncias”, da artista Joana Vasconcelos. No roteiro, encontrará informações sobre a grandiosa obra “Valquíria Miss Dior”.
Serviço
Museu Oscar Niemeyer
Local: R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
Horários: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Instagram: @museuoscarniemeyer
Para mais notícias acesse HojePR.com
(Foto: Vinicius Perbichi/ Fundação Bienal de São Paulo)