Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado no dia 8 de março, o Museu Oscar Niemeyer (MON) terá uma programação especial ao longo do mês. Oficinas, mediações e videoconferências com artistas convidadas fazem parte do cronograma.
As atividades começam nesta quarta-feira, 1º. A primeira ação do mês será a oficina “Laboratório de Experiências: Tinta Acrílica”. Inspirada nas obras da artista Leila Pugnaloni, a atividade irá experimentar várias formas de pintar com tinta acrílica. No dia 8, haverá uma visita mediada que propõe um roteiro que passa pelos trabalhos de artistas mulheres, em exposição no MON.
Para o dia 11 está marcada uma conversa com as artistas e curadora Ana Zavadil, da exposição “Fora das Sombras: Novas Gerações do Feminino na Arte Contemporânea”. A oficina artística “Paisagens Costuradas” acontecerá no dia 15, inspirada na obra da artista Mariana Palma. Seu trabalho pode ser visto atualmente na exposição “Afinidades II – Elas!”, na Sala 3 do MON, e na mostra “MON sem Paredes”, no gramado do Museu. Durante a oficina, o público participante fará uma expedição sensorial na área externa.
Uma visita mediada na exposição “Afinidades II – Elas!” acontecerá também no dia 15. A mostra reúne obras de dez artistas mulheres de diversas regiões do Brasil. No dia 16, será realizada a videoconferência “A Dimensão do Feminino Traumático”, com a artista Juliana Notari. A atividade estará acessível também em Libras. A artista e pesquisadora Juliana Notari abordará temas que compõem sua trajetória artística. Seu trabalho pode ser visto atualmente na exposição “Afinidades II – Elas!”, na Sala 3 do MON.
Para encerrar a programação do mês, no dia 22 haverá uma oficina com a artista Cintia Ribas: “Laboratório Experimental de Colagem”. Neste laboratório, uma conversa será seguida da produção de colagens e a investigação das imagens. A artista é cofundadora do Clube da Colagem de Curitiba (CCC) e faz parte do grupo de artistas participantes da exposição coletiva Queer Museu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira. Seu trabalho pode ser visto atualmente na exposição “Carne Viva”, na Sala 7 do MON.
Confira a programação completa
- 1º de março
Laboratório de Experiências: Tinta Acrílica
Horários: Sessão 1 – 13h30 às 15h / Sessão 2 – 15h30 às 17h
Local: Espaço de Oficinas
Classificação indicativa: Recomendada para maiores de 5 anos, mas a participação de um adulto é obrigatória durante as atividades.
Inscrições: Liberadas 15 minutos antes e por ordem de chegada na fila, sujeita a lotação.
- 8 de março
Visita mediada – Roteiro temático pelas exposições do MON
Horário: 15h
Local: em frente à bilheteria
- 11 de março
Conversa com as artistas e a curadora Ana Zavadil – “Fora das Sombras: Novas Gerações do Feminino na Arte Contemporânea”
Horário: 15h
Local: Sala 11
- 15 de março
Oficina Paisagens Costuradas
Hora: Sessão 1 – 13h30 às 15h / Sessão 2 – 15h30 às 17h
Local: Espaço de Oficinas
Classificação indicativa: Recomendada para maiores de 5 anos, mas a participação de um adulto é obrigatória durante as atividades.
Inscrições: Liberadas 15 minutos antes e por ordem de chegada na fila, sujeita a lotação.
Visita mediada na exposição “Afinidades II – Elas!”
Local: Sala 3
- 16 de março
Videoconferência – “A Dimensão do Feminino Traumático”, com Juliana Notari (acessível em Libras)
Horário: 19h30
Inscrições: Pelo formulário disponível no link
- 22 de março
“Laboratório Experimental de Colagem”, com Cintia Ribas
Horário: 14h
Local: Espaço de Oficinas
Classificação indicativa: Recomendada para maiores de 14 anos
Inscrições: Pelo formulário disponível no link
Para mais notícias acesse HojePR.com
(Foto: Roberto Dziura)