Pular para o conteúdo
REFORMA

Mudanças no secretariado estadual transformam Ortigara em supersecretário

24/04/2024
ortigara

O governador Ratinho Junior já tem quase pronta a reforma no secretariado estadual. Serão muitas as mudanças e não vão se limitar aos secretários que, obrigatoriamente, terão que deixar suas pastas para disputar algum cargo eletivo nas eleições deste ano. Segundo uma fonte do HojePR, a reforma será mais ampla, será anunciada no início de maio e vai abranger, também, algumas peças que não estariam correspondendo às expectativas do governador.

 

Engana-se, no entanto, quem aposta na “importação” de nomes. Ratinho Junior não pretende trazer ninguém de fora e vai promover a reforma usando, como ele diz, alguns santos de casa.

 

Na Secretaria da Fazenda já é dada como certa a saída do economista Renê de Oliveira Garcia Júnior. Norberto Ortigara assume a pasta com ares de super secretário, já que partiu dele a indicação do seu substituto na Secretaria da Agricultura: o atual presidente da Ceasa, Eder Eduardo Bublitz. Dessa forma, o mais longevo secretário de estado do governo do Paraná vai fincar os pés em duas das mais importantes pastas da administração estadual: Agricultura e Fazenda.

 

Uma das mudanças que não apareciam nas especulações será feita na Sanepar. O atual presidente, Claudio Stabile, deve ser substituído por Wilson Bley Lipski, que já foi presidente do BRDE e hoje ocupa a diretoria financeira do banco.

 

Stabile, no entanto, não deixará o governo. Ratinho Junior pretende entregar a ele o comando da Secretaria de Administração, hoje nas mãos de Elisandro Frigo.

 

Renê de Oliveira também não deve deixar o governo. A vaga deixada por Wilson Lipski no BRDE ficará com ele.

 

Outras soluções caseiras serão adotadas na Secretaria das Cidades, onde o vice-prefeito Eduardo Pimentel precisa deixar o cargo para disputar a Prefeitura de Curitiba, na Secretaria da Inovação, já que Marcelo Rangel pretende disputar a Prefeitura de Ponta Grossa, e na Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, sob comando de Valdemar Jorge, que pode aparecer como candidato a vice em uma eventual candidatura do deputado cassado Deltan Dallagnol.

 

Ratinho Junior já teria decidido os nomes para as três Secretarias. Camila Mileke Scucato deixa a Superintendência Executiva do ParanáCidade para assumir a vaga de Pimentel. O presidente do Instituto Água e Terra (IAT), Everton Luiz da Costa Souza, será escalado para o comando da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável. Para o seu lugar, deve ser promovido o atual diretor de Saneamento do órgão, José Luiz Scrocaro.

 

Outra solução caseira deve ser adotada para a saída de Marcelo Rangel da Secretaria de Inovação. A diretora geral da pasta, Jéssica Ieger, deve assumir o posto.

 

Mudanças em outras Secretarias não estão descartadas. Especula-se, por exemplo, que o secretário da Saúde, Beto Preto, teria manifestado vontade de retomar o mandato de deputado federal. Essa mudança não agrada o governador, avalia a fonte do HojePR, mas precisa ser analisada, disse ele.

 

A mexida, portanto, será grande. Toda mudança no primeiro escalão promove, também, alterações no segundo e no terceiro. Diretores de Secretarias devem mudar, assim como outros cargos também. Tudo dentro do roteiro, sem tirar o sono de Ratinho Junior.

 

Leia outras notícias no HojePR.

1 comentário em “Mudanças no secretariado estadual transformam Ortigara em supersecretário”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *