HojePR

HOJEPR LOGO
Siga no WhatsApp
Pesquisar

19/07/2024

PROGRAME-SE

MUPA promove mesa de conversa com antropólogos ‘Produção de corpos indígenas’

Nesta quarta-feira (26), às 19h, acontece na programação no Museu Paranaense a mesa de conversa “Produção de corpos indígenas”, com os antropólogos João Paulo Barreto Tukano, Andréa Oliveira Castro e Luiz Antônio Costa. O evento é gratuito e aberto a todos os públicos, sem necessidade de inscrição prévia. Ele integra a agenda do Programa Público do MUPA, uma programação intensa de ações que segue até agosto deste ano no museu e tem o corpo como tema central.

Na etnologia dos povos ameríndios existem inúmeros relatos sobre os mecanismos sociais da formação de pessoas, uma vez que, para muitos grupos indígenas, o nascimento de um novo bebê não é garantia do nascimento de uma pessoa. A partir de seu nascimento, um ser humano passa por uma série de procedimentos sociais para então tornar-se alguém. Com base nessas perspectivas, os antropólogos convidados vão falar sobre seus estudos de caso, envolvendo os povos amazônicos Kanamari, Karitiana e Tukano.

Os convidados

Andréa Oliveira Castro é professora do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Trabalha com Etnologia Indígena e pesquisa junto ao grupo indígena Karitiana.

João Paulo Lima Barreto Tukano é Indígena do povo Yepamahsã (Tukano), nascido na aldeia São Domingos, no município de São Gabriel da Cachoeira (AM). Graduado em Filosofia, mestre e doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas. Fundador do Centro de Medicina Indígena Bahserikowi e da primeira Casa de Comida Indígena – Biatuwi, além de membro de diversos núcleos de pesquisa nacionais e internacionais.

Luiz Antônio Costa é professor de Antropologia cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele realiza pesquisa com os Kanamari do Vale do Javari desde 2002, abordando temas como parentesco e organização social, concepção da pessoa, relação entre humanos e não humanos, e mito e história.

Serviço

Mesa de conversa “Produção de corpos indígenas”

Data: 26 de junho

Local: Museu Paranaense (Rua Kellers, 289, São Francisco)

Horário: 19h

Instagram: @museuparanaense

Para mais notícias acesse HojePR.com

(Foto: MUPA-PR)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *