Pular para o conteúdo
PROGRAME-SE

Museu Campos Gerais recebe exposição de Elizabeth Titton

29/05/2023

A exposição Muirapiranga no Paraná, da artista visual e escultora Elizabeth Titton inaugura nesta segunda-feira (29) às 19h, no Museu Campos Gerais, em Ponta Grossa. Com uma coleção de 21 esculturas e 15 gravuras, o tema são os estudos dos indígenas do Xingu. A exposição conta com recursos de acessibilidade para pessoas com baixa visão, com etiquetas em braile e texto do catálogo com a mesma adaptação. É possível fazer a visitação até 29 de julho, com entrada gratuita.

 

A exposição, que já passou por Curitiba, Cascavel e Toledo, conta com códigos virtuais (QR code) para todo o material da mostra em um canal no Youtube, com áudios explicativos sobre o processo de criação e texto crítico.

 

Muirapiranga

O nome Muirapiranga é um tributo às árvores e em especial à árvore amazônica também conhecida como pau-rainha, com sua madeira vermelha que remete à cor da ferrugem das esculturas oxidadas.

 

Altamente resistente a infecções de fungos e cupins, mas de fácil trato para trabalhos manuais, a Muirapiranga, árvore amazônica similar ao pau-brasil, pode ser associada à resistência dos povos originários, sustentada por sua relação com a natureza. A árvore é utilizada para a confecção de instrumentos por sua qualidade e dureza.

 

Serviço

Abertura da exposição “Muirapiranga no Paraná”, de Elizabeth Titton

Data: 29 de maio

Local: Museu Campos Gerais (Rua Engenheiro Schamber 686 – Centro, Ponta Grossa)

Horário: 19h

Visitação: Aberta ao público até 29 de julho, de terça à sábado, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h

Para mais notícias acesse HojePR.com

(Foto: Agência Estadual de Notícias)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *