HojePR

HOJEPR LOGO
Siga no WhatsApp
Pesquisar

24/07/2024

PROGRAME-SE

Museu da Imagem e do Som lança mostra virtual especial dos 55 anos da instituição

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) lançou nesta quinta-feira (15) a exposição virtual “MIS 55 – Através do Tempo” em comemoração aos 55 anos de existência. A mostra é uma experiência digital para o público que pode viajar no tempo desde 6 de fevereiro de 1969, data de nascimento da instituição.

 

A exposição, que conta uma retrospectiva dos principais momentos e de obras que marcaram a história do MIS-PR em paralelo aos acontecimentos do Paraná, do Brasil e do mundo ao longo das cinco décadas e meia, já está disponível no site da instituição, a partir deste link.

 

A mostra aproveita o acervo do museu, uma das maiores coleções da América Latina, com diversos tipos de mídias que guardam e resgatam as memórias audiovisuais da história do Estado e de seu povo, integrando a coleção que ultrapassa 3 milhões de itens entre fotografias, documentos, textos, vídeos e outros materiais audiovisuais.

 

Apresentando uma pequena parte de seu acervo separado em coletâneas de memórias coletivas, a exposição constrói uma viagem no tempo com a coleção do museu, disponível em materiais e tecnologias que acompanharam, documentaram e registraram transformações ao longo de décadas, a partir de 1970, ano seguinte à data de criação do MIS-PR.

 

Da visita do Papa João Paulo 2º (1980) ao Paraná ao movimento Diretas Já em Curitiba (1984), do fortalecimento da TV regional à popularização do VHS, da trilogia do “Poderoso Chefão” ao fomento do cinema local, mudanças e acontecimentos que integraram os últimos 55 anos se conectam à produção cultural de fotografias, vídeos, músicas, filmes e outras mídias que guardam contextos e documentam a história.

 

Ano comemorativo

Dentre as atividades previstas para acontecerem ao longo deste ano, destacam-se o lançamento da exposição física comemorando o aniversário da instituição, além da promoção de oficinas, mesas-redondas, e da intensa produção de conteúdos online que valorizam o vasto acervo do museu e sua história com o meio cultural paranaense.

 

Atualmente, além da exposição virtual, o público pode visitar presencialmente a mostra “Sinestesia do Objeto”, exposição de longa temporada com vitrolas, câmeras, rádios, televisores e outros objetos tridimensionais, além de “Lina Faria – Passando a Limpo”, mostra que homenageia a fotógrafa, em cartaz de segunda a sexta na Sede Adalice Araújo do MAC Paraná.

Para mais notícias acesse HojePR.com

(Foto: Anderson Tozato/ SEEC)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *