Pular para o conteúdo
PROGRAME-SE

Museu Egípcio celebra trajetória da múmia com exposição, palestra e minidocumentário

04/04/2025

No dia 12 de abril, o Museu Egípcio & Rosacruz Tutankhamon celebra uma ocasião única: os 30 anos da chegada da múmia Tothmea a Curitiba. O evento convida o público a conhecer a trajetória dessa mulher que atravessou séculos e continentes, do Egito aos Estados Unidos, até encontrar seu repouso na capital paranaense em abril de 1995. Atualmente, Tothmea é a única múmia egípcia verdadeira de corpo inteiro em exposição no Brasil.

A programação inclui a abertura da mostra “Trajetórias de Tothmea“, a palestra “Trinta Anos de Tothmea no Museu Egípcio” e o lançamento do minidocumentário homônimo, proporcionando um mergulho inédito na história e nas pesquisas mais recentes sobre a múmia. Segundo Ewerson Dubiela, historiador e museólogo supervisor do Museu Egípcio, a proposta da exposição é humanizar Tothmea: “Através desta exposição, procuramos devolver a Tothmea sua condição de humanidade, removendo o estigma de ser assustadora ou um mero objeto. Devemos tomar consciência e demonstrar à comunidade que Tothmea foi uma pessoa, uma mulher que viveu, teve seus momentos, alegrias, tristezas, crenças e que, após a descoberta de seu corpo mumificado, em meados do século XIX, percorreu uma longa trajetória até chegar aos cuidados do Museu Egípcio em Curitiba.”

Preservando o passado para o futuro, o evento é uma oportunidade rara para o público conhecer os bastidores das pesquisas arqueológicas, refletir sobre a preservação do patrimônio histórico e compreender a importância de Tothmea não apenas como uma múmia, mas como uma mulher cuja história foi resgatada e preservada para as futuras gerações. Tothmea está em Curitiba, e sua história continua a ser contada!

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *