Pular para o conteúdo

HojePR

PROGRAME-SE

Museu Paranaense inaugura instalação ‘o corpo ali onde não está’ neste domingo

09/12/2024

O Museu Paranaense (MUPA) apresenta ao público no domingo (15), a partir das 10h, a inauguração da última proposta selecionada no IV Edital de Ocupação do Espaço Vitrine, a instalação “o corpo ali onde não está”, do artista e pesquisador Miro Spinelli. A abertura é gratuita e livre para todos os públicos.

“O corpo ali onde não está” integra a série “matérias em transição”, na qual o artista coloca em contato um material gorduroso com soda cáustica, resultando numa reação química que transforma ambos os materiais em sabão.

Para a ocupação do Espaço Vitrine do MUPA, Spinelli pretende recolher cerca de 200 litros de óleo de fritura de bares e restaurantes no entorno do museu, que resultará em uma instalação de larga escala feita de sabão. A iniciativa promove uma aproximação com a comunidade local, além da reciclagem de um material altamente poluente.

O óleo queimado, inicialmente marrom, muda gradativamente de cor, clareando ao longo do período expositivo conforme a cura do sabão. Assim, a forma abstrata toma a aparência de um enorme corpo disforme, que remete a tons de pele e transforma-se com o tempo. A última ação do projeto se dá na sua desmontagem, quando o público será convidado a levar partes quebradas da obra.

O trabalho integra uma profunda pesquisa do artista sobre as relações entre corpos, matérias e transmutações. Desde 2014 desenvolve o projeto “Gordura Trans”, programas performativos para corpos gordos e dissidentes de gênero em contato com diversos materiais gordurosos.

Sua pesquisa investiga materialidades em transformação, onde o corpo, humano e não humano, tem dimensão central. “O artista volta-se para materiais em constante mutação, distanciando-se de uma perspectiva objetual e aproximando-se da experimentação: coisas, corpos, carnes, matérias, espaços, existências – humanas e não humanas. Spinelli se interessa por transições, transformações, mudanças, variações e abstrações de várias ordens”, descreve o escritor Francisco Mallmann, que assina o texto crítico da exposição.

Serviço

Instalação “o corpo ali onde não está”, do artista e pesquisador Miro Spinelli

Inauguração: 15 de dezembro, a partir das 10h

Local: Museu Paranaense (Rua Kellers, 289 – São Francisco)

Entrada gratuita e livre para todos os públicos

 

Para mais notícias acesse HojePR.com

(Foto: Frederico Pellachin)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *