A tradicional apresentação que o músico Almir Sater realiza todos os anos em Curitiba acontece neste sábado (31), às 21h, no palco do Teatro Guaíra. A apresentação será marcada por clássicos da trajetória do cantor e violeiro, como “Tocando em Frente”, “Chalana,” e “Trem do Pantanal”, além de canções menos conhecidas, como as de seu álbum mais recente, “Do Amanhã Nada Sei”.
Além da música, Sater é um rosto conhecido da televisão, por ter atuado em diversas novelas. Esteve nas duas versões de “Pantanal” (em 1990 e em 2022), “A História de Ana Raio e Zé Trovão”, “O Rei do Gado” e “Bicho do Mato”. Atualmente, pode ser visto em “Renascer”, em que interpreta o carismático personagem Rachid, um estrangeiro que não cansa de corrigir um erro recorrente dos brasileiros com a frase “Nós não é turco… Nós libanês!”
O estilo musical de Almir Sater incorpora uma ampla gama de influências, originando-se das ricas culturas regionais das fronteiras de seu estado natal, Mato Grosso do Sul. Essa essência cultural pantaneira e sertaneja é enriquecida com elementos da MPB, folk, blues e música instrumental brasileira de raiz, entre outros gêneros, resultando em uma identidade musical distintiva, reconhecível por qualquer apreciador de sua música.
O músico foi responsável por resgatar a viola de 10 cordas, ou viola caipira, realizando pesquisas de novos ritmos e sons para o instrumento. As composições refletem o popular e o erudito de maneira ímpar na MPB, com letras que tratam do estilo sertanejo pantaneiro, de amor e de reflexões sobre a vida, entre outros temas.
A carreira de Almir Sater foi construída de forma sólida. Lançou pouco mais de uma dezena de álbuns, iniciando sua discografia em 1981. Foram dos lançamentos dos anos 80 e 90 que saíram suas músicas mais conhecidas. Um de seus maiores clássicos é “Tocando em Frente”, de 1990, composição realizada em parceria com o também cantor e amigo de longa data Renato Teixeira.
“Do Amanhã Nada Sei” é seu mais recente álbum, sendo o primeiro lançado de forma inteiramente digital. “Eu acho que isso é liberdade para os músicos”, observa Almir Sater. “O computador deu acesso para qualquer pessoa gravar um disco. E o fato de não precisar mais de indústria para ter um produto físico permite lançar sua música para o mundo, acessada de forma virtual, gostei dessa experiência”.
Serviço
Almir Sater em Curitiba
Data: 31 de agosto
Local: Teatro Guaíra (R. Conselheiro Laurindo, s/n – Centro)
Horário:21h
Venda de ingressos: Disk Ingressos
Para mais notícias acesse HojePR.com
(Foto: Marina Biava)