Pular para o conteúdo

HojePR

OPINIÃO

Nada acontece por acaso

03/03/2024
opinião

Por Caio Gottlieb

 

Governantes não geram emprego e nem renda. Quem faz isso são os empresários. Aos governantes cabe proporcionar o melhor ambiente de negócios para que a iniciativa privada sinta-se motivada a correr riscos e dar vazão ao seu espírito empreendedor.

 

É exatamente isso que o governador Ratinho Junior vem fazendo no Paraná.

 

Priorizando obras de infraestrutura, ampliando a desburocratização de normas e regulamentos, incentivando a inovação, a tecnologia e a sustentabilidade e, sobretudo, oferecendo aos investidores todo o apoio possível dos serviços públicos, ele transformou o Paraná em um dos lugares mais acolhedores e procurados do Brasil para o aporte de expressivos capitais nacionais e estrangeiros nas mais diversas atividades produtivas.

 

Como consequência direta dessas ações, o Estado, ainda em 2022, ultrapassou o Rio Grande do Sul e tornou-se a quarta maior economia do país, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, o que permitiu que, no ano passado, alcançasse o índice recorde de sua história em população empregada, com algumas regiões já vivendo em situação de pleno emprego e até enfrentando escassez de mão de obra.

 

Para completar o elenco de atributos que atraem os investidores, o Estado também ostenta os mais elevados indicadores de qualidade na educação e na saúde e está implementando o maior programa de moradias populares do país.

 

Não chega, portanto, a ser uma grande surpresa que o Paraná, segundo dados que acabam de ser divulgados pelo Banco Central, tenha sido o Estado que registrou o maior crescimento econômico em 2023, com avanço de 7,75% sobre o ano anterior, uma taxa 3 vezes superior à média nacional.

 

Em resumo, está colhendo os ótimos frutos que plantou.


Caio Gottlieb é jornalista e editor do blog caiogottlieb.jor.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *