A falta de foco tem origem multifatorial e um dos motivos que mais me deparo em minha prática profissional chama-se: desorganização. É muito comum ouvir relatos de pessoas que não usam agenda, por exemplo, por acreditarem que reter as informações na memória é mais que suficiente. Porém, quando você coloca suas atividades no papel ou utiliza uma ferramenta online para a mesma finalidade, consegue visualizar e organizar uma rotina muito mais produtiva.
De acordo com um artigo “A atenção como atividade da consciência: “a atenção é a capacidade de focalizar a atividade psíquica sobre um ou alguns dos vários estímulos que estão presentes em um determinado local.” Uma rotina e ambiente desorganizados podem produzir uma mente desorganizada, pois desvia sua atenção para situações que não são importantes naquele determinado momento. Já o escritor e psicólogo Daniel Goleman cita no seu livro “O Foco” que a base do sucesso não importa em qual área da vida é a capacidade de termos foco. Além disso, o autor diz que a atenção é uma habilidade que pode ser desenvolvida e assim como nossa musculatura, precisa ser fortalecida diariamente.
Para isso, existe uma ferramenta importante que ajuda na construção do foco e da sua rotina, podendo ser colocada em prática agora mesmo. Anote tudo que precisa ser executado hoje e depois separe as atividades em 3 colunas. Na coluna 1 coloque as atividades urgentes, ou seja, aquelas que precisa fazer imediatamente; na coluna 2 as suas prioridades, aquelas que precisam ser concluídas naquele mesmo dia e na coluna 3 as demais, que não trarão prejuízos caso você deixe para o decorrer da semana. Siga realizando as atividades baseando-se nessa estrutura: primeiro as urgentes, depois as prioridades e por fim as demais.
Sendo assim, aprender a distribuir melhor suas tarefas promove maior foco naquilo que realmente é necessário e prioritário. Se você deseja se destacar no mercado de trabalho precisa entender que o excesso de informações que recebemos hoje dificulta o desenvolvimento dessa habilidade. Utilize estratégias para te ajudar a realizar seus projetos pessoais e profissionais começando por esse pilar que é tão importante: o da organização.
Referências:
MEZZASALMA & TAVARES. A atenção como atividade da consciência. Rev Med Minas Gerais 2003; 13(4):272-5.
GOLEMAN, Daniel. Foco: A atenção e seu papel fundamental para o sucesso. Objetiva; 1ª edição (3 dezembro 2013).