No Dia Internacional do Idoso, Ney Leprevost (União), candidato à prefeitura de Curitiba, foi ao bairro Hauer para prestigiar um evento que reuniu um animado público acima dos 65 anos. Oportunidade em que o deputado estadual aproveitou para lançar programas voltados às pessoas idosas.
“Nós temos o compromisso de garantir que as pessoas idosas de Curitiba tenham acesso a um atendimento digno e humanizado. Vamos expandir os serviços de saúde especializados, melhorar a infraestrutura dos centros de convivência e criar programas de inclusão digital. Temos que acolher as pessoas com mais experiência”, comentou Ney.
Um dos programas é o Bem-estar 65+, que vai possibilitar check-up anual na Policlínica, com exames clínicos, de imagem e laboratoriais, ajudando a identificar doenças crônicas e a monitorar a saúde mental. E para pessoas que têm mais de 80 anos, o atendimento médico, a entrega do remédio e os exames vão ser diretamente em casa.
O candidato anunciou também a criação do Clube dos Avós, um espaço com oferta de entretenimento, aulas de dança, palestras, piscina com hidroginástica, eventos e cursos. Ney quer ainda proporcionar centros de convivência, com espaços intergeracionais, para crianças, jovens e idosos com prática de esportes e aprendizado de métodos de vida mais saudáveis.
“É absolutamente fundamental que nossos idosos se sintam acolhidos e parte ativa da sociedade. O respeito e cuidado com a população idosa é uma prioridade, e nossa gestão vai trabalhar incansavelmente para oferecer mais qualidade de vida e segurança para eles”, declara Leprevost.
Outro plano é para os idosos aposentados que queiram retornar ao mercado de trabalho, com atenção especial na busca por vagas realizadas por intermédio da agência do trabalhador. E também a expansão dos serviços territorializados que apoiem as famílias na execução das funções de cuidado aos familiares acima dos 65 anos.
Como deputado estadual, Ney apresentou na Assembleia Legislativa vários projetos para beneficiar os idosos. Como a Delegacia de Proteção ao Idoso, a dispensa de ICMS em produtos fundamentais para o cuidado diário e o que proíbe o abandono afetivo de idosos.
Fez a lei que garante a todos os idosos que estiverem internados em hospitais do Paraná o direito de serem acompanhados durante o internamento e o período em que estiverem em observação. E também criou a Semana Nacional de Promoção e Empregabilidade da Pessoa Idosa, a ser realizada na última semana de março de cada ano.
Leia outras notícias no HojePR.