Pular para o conteúdo
ECONOMIA

No Paraná, gás natural veicular oferece até 60% de economia

02/10/2024

O preço do combustível está pesando no bolso dos brasileiros. Com o aumento, o gás natural veicular (GNV) se destaca com uma economia de até 60% para os motoristas. Também é uma vantagem no quesito sustentabilidade, pois o GNV emite menos poluentes, além de promover uma queima mais limpa, com menos fuligem e geração de dióxido de carbono para a atmosfera.

No Paraná, a maior economia no uso do GNV é proporcionada ao usuário não só pelo preço de abastecimento, mas também, pela maior capacidade média de rodagem. Com R$ 100 reais um carro leve percorre 272 quilômetros (km) com o GNV, já com a gasolina essa distância é de cerca de 168 km, uma diferença de mais de 60%. Além disso, há uma diferença no valor por quilômetro rodado. O GNV oferece uma economia de 38% se comparado à gasolina, e de quase 60% com relação ao etanol.

Para veículos pesados, o GNV já é uma realidade, e a Compagas tem intensificado seus investimentos nesse setor. Um exemplo é o Projeto Corredores Sustentáveis no Paraná, que começou a operar sua primeira rota este ano, conectando Paranaguá e Londrina e integrando as regiões Leste e Norte do Estado. Além dos onze postos já em funcionamento, a Compagas adicionará mais dois até o final do ano, um na Região Metropolitana de Curitiba e outro nos Campos Gerais.

“Nosso objetivo é contribuir para uma transição energética mais sustentável e eficiente, reduzindo a dependência do diesel e mitigando a emissão de poluentes. Acreditamos que há uma oportunidade para aumentar a participação do gás natural e, principalmente, do biometano na matriz de transportes do país, destacando-os como essenciais para a transição energética em meio às mudanças climáticas”, destaca Rafael Lamastra Jr., CEO da Compagas.

No quesito ambiental, ainda que o GNV tenha origem fóssil, ele emite menos poluentes do que os combustíveis líquidos, especialmente por ter uma queima mais limpa, com menos fuligem e menor geração de dióxido de carbono (o gás que mais contribui para o efeito estufa no planeta). Comparado à gasolina, por exemplo, com o uso do GNV a emissão chega a ser até 30% menor. Também é de fácil dispersão na atmosfera, o que reduz os riscos de acidentes e vazamentos.

“A atratividade da iniciativa está na sua capacidade de reduzir custos operacionais, ao mesmo tempo em que promove uma logística mais eficiente e limpa. O gás natural e o biometano são vistos como combustíveis essenciais para a transição energética, alinhada aos objetivos de sustentabilidade ambiental e econômica”, conclui Lamastra.

Além da sustentabilidade e competitividade, no Paraná os veículos movidos a GNV contam com a legislação estadual que reduz o IPVA (Imposto sobre a propriedade de veículos automotores) do veículo em 70%, passando de 3,5% para 1,0%. Vale ressaltar que com a crescente preocupação com questões ambientais, o GNV tem se destacado como uma alternativa viável e econômica para motoristas e empresas.

Para consultar os postos que contam com o GNV no Paraná, oficinas credenciadas para a conversão e para fazer o cálculo de economia, é possível fazer o download do app GNV GO ou consultar o site da Compagas. https://www.compagas.com.br/veicular/.

Sobre a Compagas

A Compagas é uma empresa privada que conta com uma rede de distribuição de quase 900 quilômetros de extensão, atende clientes dos segmentos industrial, comercial, residencial, veicular e de geração elétrica, instalados em 16 municípios do Estado. Os mais de 55 mil usuários consomem diariamente cerca de 1 milhão de metros cúbicos de gás natural. Sua atuação está pautada em bases econômicas, sociais e ambientais e com foco na promoção da expansão do uso do gás natural. Ciente do seu importante papel para indução do desenvolvimento e da necessidade da diversificação da matriz energética, executa ações em prol da competitividade e da segurança para seu mercado. A Compagas investiu e vai continuar investindo no desenvolvimento do Paraná.

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *