HojePR

SAÚDE

Novembro Azul: conscientização sobre o câncer de próstata e a importância da prevenção após os 60 anos

08/11/2024

O mês de novembro é dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, destacando a relevância dos exames preventivos e do diálogo aberto sobre a saúde masculina, especialmente para homens acima dos 60 anos, faixa etária de maior risco.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa para o triênio 2023-2025 é de 71.730 novos casos de câncer de próstata no Brasil, correspondendo a um risco estimado de 67,86 casos novos a cada 100 mil homens. Além disso, o INCA destaca que o risco aumenta com o avançar da idade, sendo que, no Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.

Jotta Junior, especialista em Neurocomunicação e cofundador do canal Longidade, comenta sobre o tabu que ainda existe em torno do tema. “A resistência ao exame de toque tem raízes culturais e históricas que levam muitos homens a evitarem o exame. A abordagem dos amigos e da família é essencial para normalizar o cuidado preventivo com a saúde. Quando enxergamos o exame como um ato de coragem e cuidado conosco e com os que amamos, ele deixa de ser um tabu e se torna uma motivação”.

Ele ainda complementa dizendo que há intervenções eficazes, baseadas em princípios da neurociência e da comunicação que podem ajudar a pessoa a superar o tabu em torno do exame preventivo. “Sabemos que muitos homens carregam crenças arraigadas que dificultam a busca pelo cuidado preventivo, e essas intervenções buscam justamente desconstruir essa resistência de forma gradual e respeitosa. Com técnicas que envolvem reestruturação cognitiva, práticas de relaxamento e criação de associações emocionais positivas, é possível trabalhar os aspectos emocionais e comportamentais que estão por trás desse tabu”, afirma Jotta.
Além disso, a Dra. Polianna Souza, médica geriatra e cofundadora do canal Longidade, ressalta que “a prevenção é fundamental para evitar complicações de saúde em homens idosos. O câncer de próstata é uma doença que, quando diagnosticada precocemente, oferece chances de cura muito elevadas. Incentivar a realização de exames regulares faz parte de um envelhecimento saudável e responsável.”

De acordo com a médica oncologista Dra. Daniélle Amaro, também cofundadora do canal Longidade, existem diversos tratamentos para o câncer de próstata, como cirurgia, radioterapia e terapias hormonais, que são indicados conforme o estágio da doença. “A conscientização e o diagnóstico precoce proporcionam uma escolha mais ampla e eficiente de tratamentos, com melhores perspectivas de recuperação e qualidade de vida”, explica a especialista.

Diante desse cenário, o Novembro Azul tem se tornado mais que uma campanha, é um momento de mudança cultural e conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde masculina em todas as idades.

Canais e Cofundadores do canal Longidade
Instagram: https://www.instagram.com/longidade/
Facebook: https://www.facebook.com/longidade
Podcast: https://open.spotify.com/show/1Eh8sE2hM7CO4bN1hF2iPZ?si=LieGN1r7TBqAoo3FNl1uZA
Youtube: https://www.youtube.com/@longidade
Site: https://www.longidade.com.br/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/longidade/

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *