HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

19/04/2024

TRÂNSITO

Capital

Novo trecho da Linha Verde Norte é liberado ao trânsito em Curitiba

 Novo trecho da Linha Verde Norte é liberado ao trânsito em Curitiba

Durante o carnaval, quando boa parte das pessoas aproveitou o período para festejar ou descansar, a Prefeitura de Curitiba viabilizou novo avanço nas obras da Linha Verde Norte, na região do Trevo do Atuba. Na segunda-feira (12), mais um trecho da marginal esquerda ficou pronto e foi aberto ao trânsito, dessa vez em frente ao Posto Arabian, numa extensão de 150 metros.

 

Com a liberação e para a expansão da pavimentação na área, a via local esquerda foi bloqueada ao trânsito. A interrupção acontece no trecho entre o viaduto da Rua Alberico Flores Bueno até Rua Wenceslau Carlos Glaeser Neto e tem previsão de durar aproximadamente 90 dias.

 

O local está sinalizado e os motoristas devem ficar atentos à mudança, cuja previsão é durar cerca de 90 dias.

 

Na Linha Verde, a velocidade permitida é de 70 km por hora, porém, nos trechos em obras, o limite baixa para 40 km por hora.

 

O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, ressalta o esforço da administração municipal, que, mesmo durante o feriado, viabilizou a abertura de um trecho adicional na região do Trevo do Atuba.

 

“A Prefeitura trabalha arduamente para concluir os trechos da Linha Verde Norte, uma obra crucial para o desenvolvimento da cidade. A liberação do trecho próximo ao Posto Arabian é mais um passo importante, refletindo nosso comprometimento em proporcionar melhorias à mobilidade urbana. Nosso objetivo é finalizar as obras no Lote 4.1 até o fim deste ano, entregando à população uma infraestrutura moderna e eficiente”, destaca Rorigues.

 

Essa é a segunda liberação de trecho na Linha Verde Norte neste ano, após a execução de obras. Na primeira quinzena de janeiro foi liberado um segmento da nova pista principal implantada no interior da nova trincheira Atuba, no sentido norte, com as opções de saída para São Paulo ou para Colombo, na Região Metropolitana.

 

Lote 4.1

O Lote 4.1 é o trecho final da Linha Verde. O trecho abrange quase 3 km de extensão, desde a altura do Hospital Vita até a concessionária Mercedes/Savana, e receberá as estações Atuba e Solar do transporte coletivo.

 

Os trabalhos são os mais complexos da intervenção. Incluem as chamadas obras de arte (trincheiras e alças de acesso), terraplanagem, pavimentação, drenagem, paisagismo, sinalização viária, relocação de postes de energia, semaforização e acessibilidade. Também contemplam a infraestrutura para as futuras estações Atuba e Solar.

 

Trechos entregues

Na gestão do prefeito Rafael Greca foram finalizados e colocados em funcionamento os lotes 3.1 da Linha Verde Norte, do Viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral até as proximidades do Hospital Vita, com extensão aproximada de 2,46 km, e o 3.2, com extensão de 2,8 km, que inclui a trincheira que liga a Rua Fúlvio José Alice, no Bairro Alto, à Rua Amazonas de Souza Azevedo, no Bacacheri.

 

Com as duas entregas, 85% do eixo da Linha Verde que serve ao transporte coletivo foram concluídos.

 

Leia outras notícias no HojePR.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *