Pular para o conteúdo

O arroz além do risoto

22/07/2022

O arroz é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um dos alimentos mais importantes para a nutrição humana, sendo que 95% da produção mundial do grão é consumida por nós, humanos. O arroz é cozido em água fervendo e pode ser comido sozinho ou numa variedade de pratos, como acompanhamento ou prato principal, que vai além do conhecido risoto.

 

Origem e cultivo

Há evidência de cultivo de arroz em muitas culturas antigas, mas a evidência arqueológica mais antiga vem do leste e centro da China, e data de 7000-5000 a.C. Esse cultivo foi disseminado para a Índia e Pérsia – atual Irã – difundindo-se para o sul e leste, chegando na Indonésia por volta de 1500 a.C. Mais de 90% do cultivo de grãos no mundo vem da Ásia, principalmente China, Índia, Indonésia e Bangladesh.

No Brasil foi trazido pelos portugueses, sendo utilizado para subsistência de colonizadores e escravos, ganhando assim importância econômica e social. Porém, foi somente a partir de 1808, com a abertura dos portos por Dom João VI, que o país passou a importar maiores quantidades do grão, modificando os hábitos alimentares do brasileiro.

Como toda casa brasileira, na minha comemos arroz diariamente e adoramos a combinação perfeita dele com feijão. Se for acompanhado de bife e fritas então, melhor ainda. No entanto, o arroz pode ser utilizado como prato principal nas mais diversas receitas e, em um verão desses, eu e minha irmã Letícia nos deparamos com uma receita de arroz com abacaxi que pareceu ser muito gostosa. Resolvemos fazer e, de fato, ficou mesmo. Achamos, no entanto, que algumas modificações poderiam melhorar o prato e, dessa forma, deixar de ser apenas um acompanhamento para ser a estrela de um belo almoço em um dia ensolarado.

Para começar, substituímos o arroz branco por arroz de açafrão: além de cor, adicionou tempero ao prato. Para ficar crocante e contrapor a suavidade do arroz, adicionamos castanha de caju picadas e para proteína, como estávamos na praia, optamos por camarões temperados com gengibre e grelhados na frigideira. Para finalizar, tomates cereja e cheiro-verde, para trazer ainda mais as cores de verão para o prato. Ah, como foi feito na praia e com camarões, esse acabou ficando o nome do prato e agora, todo verão fazemos na casa de praia da família.

 

Arroz de Verão

► Ingredientes

(serve 4 a 6 pessoas)

• 2 xícaras (chá) de arroz de açafrão já cozido

• 500 g de camarões médio limpos e eviscerados

• 2 dentes de alho picados

• ½ cebola grande cortada em cubinhos

• 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picadinha

• ½ xícara (chá) de castanhas de caju grosseiramente picadas

• 2 rodelas de abacaxi cortadas em cubinhos (descarte o meio)

• cheiro-verde picado a gosto

• azeite de oliva

• suco de 1/2 limão para temperar os camarões

• 1/2 xícara (chá) de tomates cereja cortados ao meio

• sal e pimenta do reino a gosto

 

► Preparo

Numa tigela tempere os camarões com o suco de limão, alho, gengibre, sal e pimenta-do-reino a gosto e deixe marinar por pelo menos 10 minutos.

Em uma frigideira grande de fundo reto, ou panela tipo WOK (a primeira vez que fizemos, usei uma paejeira), coloque um fio de azeite de oliva e grelhe os camarões com cuidado e em porções pequenas para não juntar água. Reserve.

Na mesma panela, coloque mais azeite e frite as cebolas com a pimenta dedo-de-moça até dourar, reserve.

Acrescente mais um pouco de azeite e frite os cubos de abacaxi até dourar, reserve.

Na mesma panela, abaixe bem o fogo, coloque o arroz de açafrão, acrescente a cebola, a pimenta dedo-de-moça, o abacaxi frito, metade dos camarões grelhados e as castanhas de caju. Misture tudo muito bem.

Acerte o sal e o tempero.

Se a sua frigideira não puder ir à mesa, coloque o arroz num prato e distribua os tomates cortados, salpique cheiro verde e, por último, decore com o restante dos camarões.

Sirva a seguir acompanhado de salada de folhas verdes.

 

 

Para o arroz de açafrão

Refogue em óleo vegetal ½ cebola grande, bem picadinha.

Acrescente ½ a 2 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido – o arroz “cresce” ao ser cozido.

Numa tigela, acrescente 3 a 4 xícaras (chá) de água fervendo e dissolva duas colheres (chá) de açafrão da terra (ou dois filetes de açafrão vermelho).

Adicione essa água ao arroz, mexa bem, acerte o sal e deixe cozinhar até que fique al dente.

Solte com um garfo antes de utilizar. Pode ser feito no dia anterior.

Aproveite o sol do inverno e faça essa receita para sua família ou amigos!!!


Confira outras colunas da Gabriela Barreto. Clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *