Pular para o conteúdo

HojePR

NEGÓCIOS

O papel dos CEOs na construção de culturas organizacionais fortes e resilientes

09/09/2024

Uma cultura organizacional forte é fundamental para empresas e organizações que querem ter sucesso e prosperar a longo prazo, pois molda a forma como os colaboradores interagem e colaboram dentro da empresa. Esse é o debate central da 2ª edição do CEO Conference, evento organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha do Paraná (AHK Paraná), que será realizado na quinta-feira (12), às 14h, no Auditório Regina Casillo, em Curitiba.

O evento contará com palestras de Marcelo Cardoso, fundador e integrador da Chie Integrates, Murilo Matta, presidente da Brose do Brasil, e de Rosemary Vianna, Country Manager da TUV Rheivland no Brasil. Ana Carolina Bellé, sócia e headhunter da Debernet, será a moderadora da mesa redonda. O gerente regional da AHK Paraná, Augusto Michells, informa que o evento é exclusivo para associados. Entretanto, caso alguma empresa queira participar não sendo associada, é possível adquirir um ticket pelo valor unitário de R$150,00

“Estamos preparando um evento de grande qualidade, realizado num espaço muito agradável. Os palestrantes foram escolhidos cuidadosamente. São profissionais com larga experiência na gestão, na liderança e formação de equipes. Não tenho dúvida de que suas experiências enriquecerão o repertório dos demais líderes presentes no evento.”, afirma Michells.

Cultura Organizacional

A cultura organizacional é uma das chaves para uma empresa que pensa em crescimento, uma vez que atua como um guia invisível, orientando as decisões, comportamentos e interações de todos os membros da organização. Uma cultura organizacional forte serve também para atrair e reter talentos alinhados com sua visão e missão.

“A cultura organizacional é um guarda-chuva bastante amplo, e a gente tem que pensar que, para melhores resultados, é necessário, muitas vezes, mexer na cultura. Se a cultura da empresa não prevê gestão contínua do conhecimento, feedbacks regulares, se ela não gere bem os seus apoiadores, as suas aquisições, ela não vai ter bons resultados. Então, a construção de uma cultura organizacional voltada a esses preceitos tende sim a trazer ótimos resultados para a empresa”, ressalta o gerente regional.

Os elementos fundamentais de uma cultura organizacional forte são os alicerces que sustentam a identidade e o funcionamento interno de uma empresa. Ou seja, valores compartilhados, comunicação eficaz e liderança inspiradora.

Valores compartilhados: servem como princípios norteadores para todas as ações da equipe, sejam elas internas ou externas. Valores bem definidos moldam a reputação da empresa.

Comunicação eficaz: uma comunicação aberta e transparente promove a confiança entre os membros da equipe e facilita a troca de ideias e feedback construtivo.

Liderança inspiradora: um líder focado e alinhado com os valores da empresa, demonstra comprometimento com o crescimento pessoal e profissional de suas equipes. Isso gera uma confiança ainda maior dos colaboradores.

Palestrantes

Marcelo Cardoso é administrador com extensão pela Kellog Northwestern e, ao longo dos últimos 25 anos, vem ocupando posições de liderança em empresas como Método Engenharia, GP Investimentos e DBM. Foi presidente do Hopi-Hari, Vice Presidente da Natura Cosméticos e Diretor Executivo do Grupo Fleury. Por meio da sua empresa de consultoria, Chie, integra seu profundo conhecimento de negócios em projetos de transformação de organizações com metodologias baseadas na Teoria U, Teoria Integral, Constelação Familiar e Organizacional e Diálogo de Vozes, Psicologia Positiva e do Desenvolvimento, Neurociência, Sociologia e Teoria da Complexidade.

O executivo Murilo Matta tem um histórico robusto na indústria automotiva. Com formação nas áreas de Engenharia Industrial, Gerenciamento de Projetos, Garantia de Qualidade, Compras, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Operações, Gerenciamento Geral e Desenvolvimento de Negócios, o profissional é presidente da Brose do Brasil e conselheiro da Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha do Paraná.

Rosemary Vianna é Country Manager da TÜV Rheinland no Brasil desde 2022. Formada em Administração de Empresas, com MBA em Gestão Comercial, ela possui mais de 20 anos de experiência no setor de Testes, Inspeções e Certificações, além de uma vasta experiência em Governança e ESG.

Com experiência de 16 anos no segmento de serviços em empresas nacionais e multinacionais, Ana Carolina Bellé é sócia na DeBernt, empresa que há 36 anos se dedica a encontrar soluções em seleção executiva e desenvolvimento de lideranças com olhar para média e alta Gestão. A profissional é formada em psicologia, com especialização em Desenvolvimento Gerencial e Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfullness com certificações de PNL, Metodologia 6Ds e Coaching.

SERVIÇO:

2ª edição da CEO Conference
QUANDO: 12 de setembro, às 14h
ONDE: Auditório Regina Casillo – R. Lourenço Pinto, 500 – Centro, Curitiba – PR
VALOR: Gratuito para associados da AHK Paraná e R$150,00 para não associados

Para mais informações, entre em contato com a AHK Paraná!

Sobre a AHK Paraná

Estimular a economia de mercado por meio da promoção do intercâmbio de investimentos, comércio e serviços entre a Alemanha e o Brasil, além de promover a cooperação regional e global entre os blocos econômicos. Esta é a missão da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná), entidade atualmente dirigida pelo Conselheiro de Administração e Cônsul Honorário da Alemanha em Curitiba, Andreas F. H. Hoffrichter.

Leia outras notícias no HojePR.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *