HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

23/04/2024

OBRAS

Capital

Obras do Complexo do Tarumã começam nesta quarta; veja o que muda

 Obras do Complexo do Tarumã começam nesta quarta; veja o que muda

Duas novas estações de ônibus e o alargamento do viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral serão as principais intervenções previstas no Complexo do Tarumã pela Prefeitura de Curitiba. A primeira fase da obra começa na quarta-feira (25) com o bloqueio total da parte norte do Viaduto do Tarumã, que cruza a Avenida Victor Ferreira do Amaral. Parte da rotatória sob a estrutura viária, ao lado do Colégio Militar do Paraná e da Concessionária CCV, será totalmente bloqueada.

Pelo serviço de whatsapp da Prefeitura de Curitiba, o cidadão tem acesso a informações da obra, como rotas de desvios, pontos de bloqueio, benefícios da obra e outras informações importantes sobre a intervenção. Basta mandar uma mensagem para 4199876-2903 e seguir as instruções do atendimento automático.

Para acomodar a Estação Tarumã e a canaleta exclusiva para o transporte coletivo, o viaduto será alargado. Na parte inferior, será instalada a Estação Victor do Amaral, permitindo a integração dos passageiros das linhas que percorrem a ligação entre Curitiba e Região Metropolitana, especialmente Pinhais e Piraquara.

Além do alargamento do viaduto e das duas novas estações de ônibus, o projeto prevê novos acessos para conexão com a Linha Verde Norte e Sul, além da revitalização de praças públicas – Cova da Iria e Mauro Ferreira -, novo paisagismo e iluminação no local.

A Prefeitura realizou a licitação dos lotes em 2022 e a Trail Engenharia foi a vencedora da concorrência, no valor de R$ 92 milhões e prazo de 18 meses para conclusão.

“Cada vez mais, Curitiba avança na execução de um planejamento estratégico que atende aos desafios das cidades do futuro, com atenção à mobilidade e resiliência às questões climáticas, como o impacto da poluição gerada pelo trânsito. O Complexo do Tarumã vai permitir integrações de transporte coletivo inéditas, melhorando a qualidade do serviço”, diz o prefeito Rafael Greca.

 

 

Mudanças no trânsito

As obras de construção do Complexo do Tarumã, que prevê entre as intervenções duas novas estações do transporte coletivo – Tarumã e Victor do Amaral – e o alargamento do viaduto, trarão impactos para o trânsito a partir desta quarta-feira (25).

Nesta primeira fase das obras, a parte norte do Viaduto do Tarumã, que cruza a Av. Victor Ferreira do Amaral, terá bloqueio total. Parte da rotatória sob a estrutura viária, do lado do Colégio Militar e da concessionária CCV, será totalmente bloqueada. Uma linha do transporte coletivo municipal vai ser impactada com as mudanças, bem como duas metropolitanas.

Para facilitar o tráfego e evitar transtornos a Superintendência de Trânsito (Setran) fez diferentes opções de rotas alternativas. Agentes de trânsito estarão no local a partir das 9 horas para orientar os motoristas. Todas as opções de desvios e também o bloqueio do acesso norte do viaduto foram devidamente sinalizados. Placas vão orientar os motoristas em todo o percurso. Já as obras serão sinalizadas pela empresa licitada. Neste primeiro momento, agentes da Setran estarão no local para fazer a orientação do trânsito.

Confira abaixo como ficarão os acessos durante a execução das obras.

 

Quem segue pela Av. Victor Ferreira do Amaral no sentido Pinhais e deseja acessar a Linha Verde sentido norte (Atuba) terá duas opções de acesso. A primeira alternativa é virar à direita, logo após o viaduto da Av. Nossa Senhora da Luz, na Rua Madre Leonie, Rua Monte Castelo, Av. Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco e seguir pela Av. Nossa Senhora da Luz até a Fagundes Varela, que dará novamente acesso à Linha Verde. A segunda opção é seguir pela Av. Victor Ferreira do Amaral até a Rua Prof. Nivaldo Braga, Rua 21 de Junho, Rua Konrad Adenauer, até a Rua Dante Angelote de onde terá acesso à Linha Verde.

 

Para quem está vindo pela Av. Victor Ferreira do Amaral no sentido Centro de Curitiba e deseja acessar a Linha Verde sentido Sul (Pinheirinho) serão três opções de rotas. A primeira opção é acessar à esquerda a Rua Prof. Nivaldo Braga, Rua 21 de Junho, Rua Victório Vizinoni, Rua Governador Agamenon Magalhães, Rua Urbano Lopes e Rua Delegado Leopoldo Belczak,de onde terá acesso à Linha Verde. Outra opção é acessar a esquerda na Rua Engenheiro Antônio Batista Ribas, Rua Governador Agamenon Magalhães, Rua Urbano Lopes e Rua Delegado Leopoldo Belczak, de onde terá acesso à Linha Verde.

A terceira alternativa é seguir pela Av. Victor Ferreira do Amaral até a Rua Dr. João Evangelista Espíndola, Rua Monte Castelo, Rua Manoel Correia de Freitas, Rua Teófilo Soares Gomes e acessar novamente a Victor Ferreira do Amaral, sentido Pinhais, até o Super Muffato, de onde conseguirá acessar a Linha Verde.

Para quem vem pela Linha Verde e quer acessar a Av. Victor Ferreira do Amaral sentido Pinhais, a opção é cruzar o viaduto do Tarumã e acessar à direita a Rua Maria Ficinska, Av.Affonso Penna até o acesso a Av. Victor Ferreira do Amaral.

Já quem vem pela Linha Verde e deseja acessar a Av. Victor Ferreira do Amaral sentido Centro de Curitiba, a alternativa é antes do viaduto do Tarumã desviar e acessar a Rua Raphael Papa que dá acesso à Av. Victor Ferreira do Amaral.

 

Transporte coletivo

Nessa fase inicial, a linha de transporte coletivo 371 – Higienópolis será a única administrada pela Urbs que terá o trajeto alterado pelo bloqueio da porção norte do viaduto. O ônibus vai seguir pela Rua Arcésio Guimarães, Av. Pres. Washington Luiz, e ruas Francisco Leal, Cláudio Chatagner, João Dalegrave, Anita Ribas, Dep. Antônio Lopes Júnior, Amazonas de Souza Azevedo e Fúlvio José Alice, sentido Terminal Bairro Alto.

Os pontos de parada da Rua Raphael Papa, Av. Affonso Penna, BR-476 e Rua Dante Angelote serão desativados. Serão instalados pontos de parada temporários na Praça Vila Lobos, Av. Pres. Washington Luiz e Rua Francisco Leal.

Outras duas linhas gerenciadas pelo Governo do Estado, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), também devem ser impactadas. São elas: a linha B03 – Guaraituba/Guadalupe Maracanã-Alto XV e a linha B42 – Maracanã/PUC (Via Fagundes Varela).

Pelo serviço de whatsapp da prefeitura de Curitiba, o cidadão tem acesso a informações da obra, como rotas de desvios, pontos de bloqueio, benefícios da obra e outras informações importantes sobre a intervenção. Basta mandar uma mensagem para 4199876-2903 e seguir as instruções do atendimento automático.

 

Histórico

O Complexo do Tarumã, assim como toda a Linha Verde, integram o eixo de 22 km de transporte que liga Curitiba de norte a sul. Desde 2017, quando assumiu o segundo mandato, o prefeito Rafael Greca está comprometido em concluir todo o projeto. A gestão retomou licitações que estavam paradas e conseguiu publicar os editais dos lotes 3.1, 3.2, 4.1 e 2.1.

A TCE Triunfo Engenharia venceu a primeira licitação do Lote 2.1, que incluía o alargamento do viaduto da Victor Ferreira do Amaral e uma trincheira, em 2019, que foi cancelada em 2021. A licitação do lote 2.2, que previa os novos acessos, foi concluída, mas a empresa vencedora declinou do contrato.

Sem os recursos do governo federal, previstos para a execução original do projeto, foi feita uma alteração que permitiu que os lotes 2.1 e 2.2 fossem unificados em apenas um edital, com o alargamento do viaduto, a construção das estações e os novos acessos, para serem implantados com recursos do Tesouro Municipal.

Esse novo edital, publicado em setembro de 2022, teve a Trial Engenharia, de São Paulo, como vencedora. O contrato, no valor de R$ 92,8 milhões, foi assinado em novembro de 2022 e a empresa tem 18 meses para concluir a obra.

 

Leia outras notícias no HojePR.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *