Pular para o conteúdo

Obras do Novo Inter 2 estão em ritmo acelerado nos bairros Mercês e Bigorrilho

17/05/2025
inter 2

Mercês e Bigorrilho estão entre os bairros que recebem obras de requalificação viária do Novo Inter 2, projeto que prepara Curitiba para a entrada dos ônibus elétricos no transporte público e aprimora a infraestrutura urbana. Nesta sexta-feira (16), o prefeito Eduardo Pimentel conferiu o andamento das intervenções no cruzamento das ruas Júlia Wanderley e Fernando Simas. O trecho integra o Lote 5 do projeto, que atualmente conta com três pacotes de obras em andamento na região, totalizando 4,3 km de melhorias viárias.

“Estamos com várias frentes de obras na cidade toda e a população tem acompanhado. No entroncamento com a Rua Fernando Simas, os trabalhos seguem em ritmo acelerado. A obra está sendo executada em concreto, que leva um pouco mais de tempo que o asfalto para ficar pronto, mas oferece mais durabilidade e menor necessidade de manutenção”, afirmou o prefeito.

“Vai ser uma via segura, com calçadas arborizadas, garantindo melhor fluxo para carros e transporte coletivo. Está tudo caminhando bem e em breve vamos entregar esse trecho com segurança e qualidade para os curitibanos”, completou Eduardo Pimentel.

Pavimento de concreto

Acompanhado do secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, o prefeito discutiu detalhes do andamento do lote, em especial das ruas Júlia Wanderley e Fernando Simas. A primeira está recebendo pavimento de concreto em 120 metros, no trecho entre as ruas Professor Lycio Grein de Castro Veloso e Fernando Simas. Também estão sendo implantadas novas calçadas, mais amplas e acessíveis, para estimular o deslocamento de pedestres.

Na Fernando Simas, as intervenções ocorrem em dois trechos: 600 metros de reciclagem do asfalto, entre as ruas Alcides Munhoz e Júlia Wanderley; e 620 metros de pavimentação em concreto, entre Júlia Wanderley e Martim Afonso.

Durante a visita, o prefeito conversou com moradores e comerciantes da região, destacando a importância das intervenções. Além de possibilitarem a adoção da eletromobilidade, as obras melhoram a rede de drenagem nos bairros e estimulam o deslocamento ativo (caminhar), com calçadas planas e acessíveis.

“Essas intervenções são planejadas para modernizar a infraestrutura urbana, trazendo mais eficiência e conforto para quem usa o transporte coletivo, além de valorizar os bairros que se transformam com as obras. Nosso compromisso é com a sustentabilidade, o desenvolvimento local e a melhoria da mobilidade em Curitiba. Por isso, pedimos paciência, especialmente de quem está em uma área em obras. Sabemos que há transtornos temporários — como alterações no trânsito, barulho e sujeira —, mas tudo isso passa. O que fica é um benefício permanente”, afirmou Eduardo.

As obras têm agradado os moradores da região, como o aposentado Nelson Haja Mussi, que acompanha de perto os trabalhos.

“Estou vendo obras sendo executadas com planejamento na cidade. Acho fantástico, porque vai facilitar a circulação, melhorar a economia e o transporte”, disse Mussi.

Leia outras notícias no HojePR.
Acompanhe o HojePR no Instagram.