HojePR

Óleos essenciais: uma reserva tecnológica na natureza

27/07/2022

Por Dodô Oliveira

 

Em tempos de tantos contratempos, pandemias, procura de paz interior e busca de uma reconexão com a natureza e com a nossa essência, os óleos essenciais, extratos, tinturas, infusões e chás têm-se tornado cada dia mais procurados e pesquisados. Todos têm uma profunda importância e são usados para diversas finalidades, mas entre todos, os mais completos e estudados são os óleos, divididos em essenciais e carreadores. São completamente diferentes entre si, porém complementares.

Os óleos essenciais são de moléculas pequenas, como se a natureza estivesse nos entregando nano-moléculas naturais. De fácil permeação, são excelentes anti-inflamatórios, antimicrobianos e antioxidantes. Os óleos essenciais são substâncias complexas, de poder volátil e fragrância variável, e por isso muito apreciado na indústria cosmética e alimentícia. São provenientes de flores, folhas, caules e raízes, e descobertas recentes determinam que algumas resinas têm fornecidos valiosos óleos essenciais, como a nossa Copaíba. São relativamente fluídos, podendo se solidificar em temperaturas mais baixas e sua coloração pode variar de incolor, passando por nuances esverdeadas, ambarinas e amareladas.

Sua composição pode variar de acordo com a região do seu cultivo, clima, processo de colheita e o método de extração. Um óleo de lavanda colhida nos campos franceses, será diferente do de uma lavanda colhida na Itália ou no Brasil, por exemplo. No entanto, trará benefícios iguais, apenas uma molécula ou outra em maior ou menor quantidade. Os óleos essenciais contêm a verdadeira essência da planta da qual foram extraídos sendo altamente concentrados, não podendo em hipótese nenhuma ser usado puro, sem um agente diluidor, pois pode causar alergias, irritações e toxidade.

Um dos agentes diluidores mais utilizados são os óleos carreadores, que também são ricos em propriedades medicinais, mas por possuir moléculas grandes, não tem o mesmo poder de permeabilidade do óleo essencial. Como carreadores, os mais usados são: óleo de semente de uva, algodão, amêndoas, abacate, abricó. Podem ser adicionados também em ceras, manteigas, gorduras.

 

Dicas para reconhecer um óleo essencial

1 – São vendidos em frascos pequenos de vidro com cores escuras (âmbar, pretos, verde escuro). Nunca pets ou plásticos.

2 – O rótulo deve trazer o nome científico da planta e de qual parte foi utilizada pra retirar o óleo (flores, folhas, raízes, etc.).

3 – Comprove a volatilidade: basta pingar uma gota no papel toalha e aguardar 12 horas. Se for puro, não terá resíduo no papel.

4 – Desconfie de produto muito barato. Um óleo essencial, além de ter um alto custo de produtividade, também é necessária uma quantidade imensa de planta para adquirir apenas alguns ml do produto.

5 – E mais importante: exija sempre a cromatografia. Isto te dará a segurança de saber quais ativos os seus óleos contêm em maior ou menor quantidade, ajudando você a definir em que situação terá melhor uso.

 

Alguns óleos curingas

• Alecrim: indicado para tratar acne, eczema, pele madura, seborreia, caspa e queda de cabelos. No aroma terapia: estimulante neural, trata apatias, recuperação de memória.

• Lavanda: trata pele seca, é antisséptico, indicada para tratar lesões, abscessos, furúnculos e queimaduras. No aroma terapia: estimulante do sistema respiratório, calmante de emoções e ajuda no controle de ansiedade.

• Tea Treee (melaleuca): antiviral e refrescante, é poderoso estimulante do sistema imunológico e no combate a fungos e bactérias. Muito usado para dores musculares.

Os óleos essenciais são de uma utilidade infinita. A cada dia são feitas novas descobertas sobre utilização, suas propriedades químicas, novas moléculas. Em um único óleo podemos ter 100 ou mais moléculas diferentes que podem conter benefícios e curas espetaculares em uma única gota. Claro, desde que utilizada da forma correta pois, como já dizia Paracelsus: “O perigo está na dose”.


Dodô Oliveira é cabelereira com mais de 30 anos de experiência, terapeuta capilar e Diretora de Criação da SMELL BOX, empresa Paranaense de Cosméticos Naturais Inovadores.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *