HojePR

ELEIÇÕES/2024

Saiba quem são os bons companheiros de Cristina Graeml

11/10/2024
companheiros

O que mais se comenta nessa eleição são as estranhas companhias da candidata do PMB à Prefeitura de Curitiba, Cristina Graeml. Jairo Aparecido Ferreira Filho, o vice problema, está envolvido em várias questões com a Justiça. Desde um golpe de R$ 400 mil em uma velhinha de São Bernardo do Campo (SP), passando por participação em pirâmides financeiras, até um calote na locadora de automóveis Movida, que resultou em um bloqueio de um carro locado pela empresa de Jairo a uma corretora de imóveis do Distrito Federal, um prejuízo de mais de R$ 90 mil que a Justiça mandou o vice de Cristina ressarcir.

Já o maior doador da campanha de Cristina, o empresário Otavio Fakhoury, é figura conhecida nacionalmente. Suspeito de financiar a divulgação de informações falsas sobre a pandemia, Fakhoury foi vice-presidente do Instituto Força Brasil (IFB), entidade que ficou famosa por tentar intermediar a negociação de vacinas contra Covid entre a empresa Davatti e o Ministério da Saúde. Ele entrou no radar da CPI da Covid, realizada em 2021, quando os senadores aprovaram a quebra dos seus sigilos bancário, telefônico, telemático, desde abril de 2020. A Comissão também teve acesso ao sigilo fiscal do empresário, desde 2018. Dias antes de depor na CPI, Fakhoury obteve no Supremo Tribunal Federal (STF) direito de ficar em silêncio para não se autoincriminar.

Caminhando lado a lado com esses dois personagens, é de se perguntar se é com gente desse naipe que Cristina Graeml pretende administrar Curitiba.

 

O outro lado

O empresário Otavio Fakhoury, por meio de sua assessoria, pediu um estranho direito de resposta em relação ao conteúdo acima. Em e-mail enviado ao HojePR, troca alhos por bugalhos ao mencionar que a reportagem teria sido produzido por José Marcos Lopes, pessoa que não fgaz parte dos colaboradores do portal e sequer conhecemos. De qualquer forma, segue abaixo, na íntegra.

“Ao contrário do que dá a entender a matéria “Saiba quem são os bons companheiros de Cristina Graeml”, tendenciosa, que distorce a verdade e que tenta manchar a imagem de Otávio Fakhoury, ele tem reputação ilibada e é um dos empresários mais respeitados do Brasil. Fakhoury jamais sofreu ação penal contra si derivada de qualquer investigação em inquéritos – incluindo a CPI da Covid -, sendo que o inquérito dos atos antidemocráticos foi arquivado sem indiciamento. O empresário reitera seu compromisso com a verdade e a legalidade, repudiando quaisquer tentativas de associá-lo indevidamente a práticas criminosas.

Embora, como diz o texto, Fakhoury tivesse o direito de permanecer em silêncio no depoimento da CPI da Covid, ele não o utilizou, respondendo, com segurança, todas as perguntas a ele endereçadas. Não hesitou em nenhuma sequer.

Otávio Fakhoury apoia a campanha de Cristina Graeml à prefeitura de Curitiba pois ela é amiga pessoal dele e representa, na integridade, todos os valores e princípios que o empresário defende na política e vida pública.

Fakhoury acredita na importância do processo democrático e na liberdade de expressão, valores que sempre nortearam sua atuação pública e privada”.

Leia outras notícias no HojePR.

(Imagem: montagem HojePR em cima cartaz do filme Os Bons Companheiros (Goodfellas), de 1990)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *