Pular para o conteúdo

HojePR

Os erros de um profissional inseguro

02/06/2022

Para quem não sabe eu já fui piloto de carro e acreditem: essa não foi a única situação em que testei meus limites. Quando tive a oportunidade de participar de um campeonato no Paraná enfrentei muitos desafios: ser mulher em um local onde só existiam homens; não ter conhecimento profissional sobre o assunto; ter que me esforçar para não cometer erros e desenvolver inteligência emocional, afinal os erros eram inevitáveis. Foi através dessa experiência que entendi os 3 principais erros de um profissional inseguro: desvalorizar-se ao se colocar à disposição para tudo o tempo todo, com o objetivo de fazer parte do grupo; buscar uma perfeição que é inatingível e por não saber lidar com seus erros, acabar se frustrando regularmente; tentar dar conta de tudo sozinho em busca de reconhecimento, adquirindo uma sobrecarga que não é sua. Ninguém me falou que poderia evitar esses erros com um mentor, e todo o sofrimento consequente destes erros. Por sorte, descobri isso quando tive a oportunidade de ter um mentor ao meu lado, isso fez toda a diferença no momento em que precisei enfrentar os desafios, e por causa dele não desisti e cheguei até o meu objetivo final.

 

Um mentor tem um papel fundamental no desenvolvimento de suas habilidades, de descobrir novas, entender sobre certos processos que envolvem inteligência emocional, estar ao seu lado para te ajudar a pensar, saber quais exercícios aplicar em cada situação e te ajudar a ter mais resultado para os seus objetivos em menos tempo. É uma pessoa que consegue ter uma visão macro, te ajudando a desenvolver estratégias e isso simplesmente fez toda a diferença na minha vida profissional na época. Além do mentor, posso dizer que o segredo do sucesso é treino, paciência e claro, uma pitada de sorte. Quando a sorte apareceu estava preparada, eu havia treinado, exercitado minha paciência, minha resiliência e prestava atenção em tudo que acontecia. Capacitei-me, abria mão dos meus finais de semana e colocava em prática diariamente o que aprendia. Ainda trabalhava como Grid Girl da Stock Car para ficar perto dos pilotos e observar o que eles faziam, escutando a conversa entre o piloto e o engenheiro da equipe para poder captar o máximo de informação para conseguir aplicar na minha vivência profissional. Foi também nesse momento em que entendi que um processo só funciona com comprometimento e ação. Isso envolve aplicação de exercícios que precisam ser feitos e muitas vezes te deixam desconfortável.

 

Sendo assim, o maior erro do profissional inseguro é acreditar que não precisa de ninguém ou não perceber a importância do aprendizado diário, da humildade em assumir os erros e permitir que alguém com mais experiência possa orientá-lo. Mentores, líderes e bons orientadores podem estar perto de você agora, basta que você dê uma oportunidade para que eles compartilhem esse brilhante conhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *