Neste sábado, 26/10, às 18h30, o jogo Athletico x Cruzeiro terá uma atenção especial além da disputa para a Série A. O Outubro Rosa é um mês de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. E para encerrar o mês, 11 pacientes do Instituto de Oncologia do Paraná (IOP) terão uma participação especial, em parceria com a Fundação Club Athletico Paranaense (FUNCAP).
Elas ganharam ingressos e serão recebidas por uma entrada diferenciada no estádio. O IOP estará presente com uma intervenção no intervalo do jogo, incluindo uma salva de palmas para as pacientes, com anúncio no sistema de som para conscientização sobre o câncer de mama.
As pacientes e a equipe de marketing estarão vestidas com camisetas personalizadas do Outubro Rosa. Confira a história de algumas das pacientes que estarão presentes:
Aparecida Rodrigues Pereira, 45 anos, é carioca e mora em Curitiba há cinco anos e meio. Nesse período, passou por intensas mudanças e é um exemplo de resiliência. A mudança para o Paraná foi a trabalho e veio depois do trágico acidente em que o marido dela faleceu. Logo em seguida, veio a pandemia e a descoberta do Alzheimer da mãe. Nesse meio tempo, o diagnóstico de um câncer de mama.
E Maria Fernanda Ribas, 29 anos. Foi diagnosticada com 28 anos, após se mudar novamente ao Brasil. Sentiu dor forte no seio direito, e achou que era da menstruação, pois há algum tempo já tinha sentido dor parecida e feito uma ultrassonografia, mas não apareceu nada. Mas, após o banho, sentiu um nódulo com a mão e começou a investigar, mesmo não tendo nenhum caso de câncer na família por parte da mãe.
Leia outras notícias no HojePR.