HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

02/05/2024



Economia

Para Guedes, crescimento da economia pode chegar a 3%

 Para Guedes, crescimento da economia pode chegar a 3%

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quarta-feira (14), que, se nada mais for feito daqui até o fim do ano, a economia brasileira já vai crescer 2,6% e pode chegar a 3%. Guedes fez as afirmações em discurso durante encontro com empresários na Associação Comercial do Rio (ACRJ).

Ele destacou o que definiu como erro de analistas sobre os índices da economia, como o crescimento do PIB e inflação. Segundo o ministro, as previsões equivocadas falavam em crescimento de 1,5% este ano e inflação em 7,4%, números revisados recentemente.

“Se não fizer nada até o fim do ano, já cresceu 2,6% e pode chegar a 3%. Todas as revisões para inflação já estão em 6,4% e tem gente como o Itaú falando em 6%. Esse é o caso do erro pelo aspecto técnico, que se deve à mudança de estrutura. Estamos causando uma mudança de estrutura na economia e os modelos de análise não conseguem acompanhar a velocidade dessa mudança”, disse Guedes.

Em paralelo, porém, ele afirma haver o erro associado à narrativa política, feito por “militantes”. “Mas tem o erro da narrativa política: 80% das notícias são ruins e 20% são boas, quando 80% dos fatos são bons e só 20% são ruins. Essa é a dissonância da narrativa política. Tem uma crise de acomodação. Alguns erram sem querer porque a estrutura da economia está mudando, mas outros estão fazendo militância”, afirmou.

(Estadão Conteúdo)

Leia Também

                       
Fim da pandemia de covid-19 ‘está em vista’, diz OMS

Fim da pandemia de covid-19 ‘está em...

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom

Oposição a agenda ESG ganha visibilidade

Oposição a agenda ESG ganha visibilidade

A Tesla de Elon Musk foi retirada de um índice

Senai Paraná está com as matrículas abertas para Cursos Técnicos

Senai Paraná está com as matrículas abertas...

As aulas dos Cursos Técnicos do Senai Paraná iniciam no

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *