HojePR

HOJEPR LOGO
Siga no WhatsApp
Pesquisar

14/07/2024

INVERNO

Semana no Paraná deve ser fria, com chuva e possibilidade de neve; veja a previsão do tempo

inverno-chuva-hojepr

Da Redação com informações do Estadão Conteúdo

Uma nova onda de frio está avançando em todo o Brasil. As temperaturas devem cair significativamente em diferentes regiões do País e com queda ainda mais brusca nos termômetros a partir desta segunda-feira (8). Na Região Sul, há até possibilidade de neve, segundo institutos de meteorologia.

Uma nova frente fria deve avançar pelo Brasil a partir desta sexta-feira (12), levando mais ar de origem polar e derrubando ainda mais as temperaturas, segundo a Climatempo.

A previsão é que a onda de frio que ocorre agora no Sul do Brasil se intensifique, com avanço de um ar frio de origem polar, e se estenda de forma mais intensa pelos três Estados da região: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande Sul. Em alguns deles, são esperadas “temperaturas extremas”.

inverno chuva tamanho hojepr

Previsão do tempo no Paraná até esta quarta-feira (10), segundo o Climatempo

Segunda-feira (8/7)

A chuva se intensifica na faixa leste, incluindo Curitiba, com alerta para temporais no início da semana. Para o restante do estado, a condição de muita nebulosidade persiste. Na faixa central, a chuva será de moderada intensidade, enquanto no sul perde força, com previsão apenas de chuvisco ou garoa. No norte, o tempo seco continua, com muita nebulosidade e pouca ou nenhuma chuva.

Terça-feira (9/7)

Há alerta para temporais novamente na faixa central e leste do estado, com muita nebulosidade e chuva ao longo do dia. Na faixa oeste, também haverá chuva, mas de moderada intensidade, diferindo da faixa leste.

Quarta-feira (10/7)

O sol volta a aparecer de forma modesta na faixa central e oeste, mas ainda há previsão de chuva. O dia será caracterizado por pancadas de chuva e aberturas de sol. Na faixa leste, incluindo Curitiba, o tempo permanece nublado com alerta para temporais ao longo do dia.

Onde e quando pode nevar no Sul?

A Climatempo apontou que há possibilidade de neve e chuva congelada entre os dias 12 e 13 de julho em algumas regiões. “Alguns modelos apontam uma previsão de neve de chuva congelada de forma mais ampla, com possibilidade de pegar as áreas mais altas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná”, aponta.

De acordo com a Climatempo, há ainda uma pequena chance de haver neve em áreas da região da Campanha Gaúcha, que abriga municípios como Bagé e Dom Pedrito.

O instituto meteorológico pondera que, como a ocorrência de precipitação invernal depende de condições muito específicas, é comum as simulações atmosféricas oscilarem na intensidade, na área abrangente e até no dia/hora dos fenômenos.

Por quanto tempo deve durar o frio?

A MetSul Meteorologia alerta que o frio intenso que se instalou no Rio Grande do Sul com força no final do mês de junho e prossegue neste começo de julho tende a ser “extremamente prolongado”, perdurando por ao menos mais duas semanas.

Fotos: Anderson de Souza/HojePR

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *