A confiabilidade das informações das pesquisas realizadas pela Paraná Pesquisas, do empresário Murilo Hidalgo, principalmente na última eleição, credenciou a empresa a voos mais altos. O instituto foi contratado para produzir uma pesquisa sobre as intenções dos eleitores de Portugal em relação as Eleições Legislativas de 2024.
Em Portugal, o instituto paranaense trabalhou na coleta de dados através de entrevistas telefônicas, com eleitores portugueses com 18 anos ou mais, entre os dias 08 e 17 de fevereiro de 2024. Segundo Hidalgo, a amostra levantada “é representativa da população da área pesquisada e foi selecionada em duas etapas”.
Na primeira etapa, prossegue Hidalgo, “realizou-se um sorteio probabilístico das localidades onde as entrevistas foram realizadas através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), considerando a população residente nas localidades como base para essa seleção. Na segunda etapa, a seleção dentro da “localidade, foi feita utilizando-se quotas amostrais proporcionais, em função das seguintes variáveis: gênero e faixa etária”.
Hidalgo salienta que a pesquisa portuguesa foi realizada por meio de 1.203 entrevistas, sendo 840 com eleitores que irão votar no dia 10 de Março. A pesquisa tem uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,4 pontos
percentuais para os resultados gerais, sendo estratificada segundo gênero, faixa etária e posição geográfica.
“A coleta de dados em Portugal foi realizada por equipe especializada e treinada pela Intercampus, empresa especializada com mais de 30 anos de experiência, com sede em Lisboa e Porto”, disse Hidalgo. “Ainda assim, o trabalho de cada entrevistador(a) foi auditado para a garantia da qualidade dos dados coletados”, completou.
Os resultados
Segundo o levantamento da Paraná Pesquisas, 69,8% dos portugueses entrevistados têm intenção de votar, enquanto 30,2% afirmaram que não tem interesse.
Ainda de acordo com a pesquisa, o partidos AD – Aliança Democrática PSD-CDS-PPM e o Partido Socialista estão em empate técnico, com 21,4% e 21,1%, respectivamente, das intenções de voto.
No entanto, para 41,4% dos entrevistados, a eleição deve ser vencida pelo Partido Socialista, enquanto 39,9% acredita que a vitória fique com a Aliança Democrática.
Confira aqui a pesquisa completa: Portugal_Fev24Eleições
Leia outras notícias no HojePR.