De 1º a 10 de março, telões tomam conta de Paranaguá e da Ilha do Mel com exibições gratuitas de filmes clássicos. O Cinenaguá – Clássicos do Cinema chega a cidade pela primeira vez, exibindo mais de 20 longas-metragens na Estação Ferroviária, no Teatro Rachel Costa e em Brasília, na Ilha do Mel.
São 38 sessões no total e exibições durante todo o dia. Com filmes para todas as idades e de países como Brasil, Estados Unidos, Itália, Japão, Senegal e França, o evento tem o objetivo de democratizar o acesso à sétima arte e levar grandes produções do cinema para o litoral paranaense.
Entre as produções selecionadas, estão os clássicos “Tubarão” (1975), de Steven Spielberg; “A História Sem Fim” (1984), dirigido por Wolfgang Petersen; “Conta Comigo” (1984), de Rob Reiner; a animação japonesa “Meu Amigo Totoro” (1988), de Hayao Miyazaki; “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles e Kátia Lund; “Fuga das Galinhas” (2000), de Nick Park e Peter Lord; o musical “Cantando na Chuva”, de Gene Kelly e Stanley Donen; entre outros.
As exibições do Cinenaguá iniciam no dia 1º de março, às 19h, com abertura da animação “O Menino e o Mundo”, do diretor Alê Abreu, na Estação Ferroviária.
De 7 a 10 de março, ocorrem as exibições do Cinenaguá na Ilha do Mel, em Brasília, com sessões às 19h e às 21h15. Um dos destaques é o longa “Ran”(1985), de Akira Kurosawa, considerado uma obra-prima do cinema japonês e inspirado na peça “Rei Lear”, de William Shakespeare.
Filmes para todos os públicos
O Cinenaguá contemplará produções indicadas para toda a família, como o clássico “A História Sem Fim” (1984), dirigido por Wolfgang Petersen. Também será exibida a animação paranaense “Brichos”, dirigida por Paulo Munhoz, filme sobre três animais característicos da fauna brasileira, que participam de um campeonato de jogos eletrônicos.
Produções brasileiras também fazem parte da programação do Cinenaguá, como “O Homem Que Copiava”, de Jorge Furtado e com Lázaro Ramos e Leandra Leal no elenco, e “Eles Não Usam Black Tie”(1981), com direção de Leon Hirszman, com Fernanda Montenegro no elenco.
Entre outros dos grandes clássicos do cinema, destaque para o suspense “Um Corpo Que Cai” (1958), de Alfred Hitchcock; a produção francesa “Os Catadores e Eu”, de Agnès Varda; a comédia italiana “Meus Caros Amigos” (1975), de Mario Monicelli; o drama “Faça a Coisa Certa”, do diretor Spike Lee; e o “A Negra de…” (1966), do cineasta e escritor senegalês Ousmane Sembène, inspirado em um dos seus contos, que retrata a cruel herança colonialista francersa na África.
A programação completa do Cineguá com os respectivos horários das sessões será divulgada em breve.
Serviço
Cinenaguá – Clássicos do Cinema em Paranaguá
Data: 1 a 10 de março
Locais: Estação Ferroviária de Paranaguá, Teatro Rachel Costa e Brasília – Ilha do Mel
Entrada: gratuita
Instagram :@cinenagua
Para mais notícias acesse HojePR.com
(Foto: Reprodução/ Cineguá)