HojePR

HOJEPR LOGO
Siga no WhatsApp
Pesquisar

24/07/2024

NOVO LOGRADOURO NO PINHEIRINHO

Parque África, o novo espaço que será construído pela Prefeitura de Curitiba

parque africa curitiba 01 hojepr

O prefeito em exercício de Curitiba, Herivelto Oliveira, conheceu e vistoriou, na tarde dessa quarta-feira (5), a área onde a Prefeitura vai construir o Parque África, no Pinheirinho. O novo parque, que vai se somar aos atuais 52 parques e bosques de Curitiba, vai incorporar a Praça Zumbi dos Palmares e terá cerca de 70 mil metros quadrados.

A vistoria foi acompanhada pela secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, que apresentou a concepção do projeto do Parque África. A ideia é lançar a licitação para a construção da primeira área do parque ainda neste ano.

parque africa curitiba 02 hojepr

Os investimentos da Prefeitura de Curitiba na construção desta primeira etapa do Parque África serão de aproximadamente R$ 5 milhões.

Praça Zumbi dos Palmares

“Em breve a Praça Zumbi dos Palmares vai ser incorporada ao Parque África. Aqui vai ter de tudo, desde áreas de lazer, recreação, esportes, um lago e até um centro cultural e de eventos”, disse o prefeito em exercício Herivelto Oliveira, que analisou o projeto feito pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Marilza Dias explicou que o Parque África também vai atuar como uma bacia de contenção das águas das chuvas, preservando a permeabilidade do solo e seguindo o conceito de cidade-esponja, que ajuda Curitiba a combater e mitigar as mudanças climáticas.

“Também vamos plantar uma floresta urbana aqui na área do novo parque. Isso vai ajudar a absorver a água das chuvas e também no sequestro de carbono. Com isso, mais uma vez, Curitiba já pensa no futuro para continuar sendo uma cidade cada vez mais sustentável e com áreas verdes para seus moradores”, afirmou Marilza.

A construção do Parque África também prevê toda a revitalização da Praça Zumbi dos Palmares, com ampliação das pistas de caminhada, rampas de acessibilidade e reforma das quadras esportivas que hoje existem no local. No meio do parque será construído um lago, pois dois córregos passam dentro da área onde será feito o Parque África. Os córregos deságuam no Ribeirão dos Padilha.

Parque África

O Parque África vai ocupar a área desde a Praça Zumbi dos Palmares até onde hoje funciona o Distrito de Manutenção Urbana (DMU) do Pinheirinho, que vai mudar para outro local.

Também acompanharam a vistoria da área onde será criado o Parque África os vereadores Giorgia Prates, Mauro Bobato e Tico Kuzma; o administrador da Regional Pinheirinho, Reinaldo Boaron; o superintendente de Obras e Serviços do Meio Ambiente, Jean Brasil; o diretor de Parques e Praças, Giovando Amorim Romanine; e os arquitetos Fernando Canalli e Guilherme Klock.

A Praça Zumbi dos Palmares fica na Rua Lothário Boutin, 289, Pinheirinho.

Fotos: Divulgação

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *