A Assembleia Legislativa do Paraná realiza na próxima segunda-feira (20/11) a audiência pública “Prematuridade e os Impactos na Saúde Materno-infantil”, proposta pela deputada estadual Márcia Huçulak (PSD), líder do Bloco de Saúde da Casa. O encontro vai reunir especialistas do setor público e privado, além de parlamentares.
Devem participar da audiência o presidente da Sociedade Paranaense de Pediatria, Victor Horácio de Souza Costa Jr.; o consultor de Neonatologia da Organização Panamericana de Saúde (Opas) Renato Lima; a secretária municipal de Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella; e Gisella Sanches, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).
Importância do tema
Bebê prematuro é aquele que nasce antes de completar 37 semanas de gestação. Nos últimos anos, o Brasil e o Paraná registram elevação dos partos prematuros. O tema exige atenção na medida em que o parto prematuro influencia a saúde do bebê e da mãe, além de causar impacto no sistema de saúde.
O bebê prematuro precisa de um tempo maior de internação, já que apresenta mais dificuldades para ser alimentado, para respirar e também para manter a temperatura corporal, por exemplo.
A prematuridade é a principal causa de morte de crianças de 0 a 5 anos, estando associada a um em cada cinco óbitos nessa faixa etária. Além disso, também está associada a maior incidência de alguns tipos de doenças, como as cardiovasculares e a diabetes.
Em todo o Brasil, o número de partos prematuros passou de 10,9% do total para 11,7% entre 2017 e 2021.
Em todo o Paraná, nasceram 15.681 prematuros em 2022, enquanto em Curitiba foram 1.900 – média de 43 e 5,3 por dia, respectivamente.
Serviço:
Audiência pública: Prematuridade e os impactos na saúde materno-infantil.
Dia 20 de novembro de 2023, segunda-feira.
Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná. Praça Nossa Senhora de Salete, s/nº.
Hora: 9h.
O evento terá transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da deputada
Leia outras notícias no HojePR.