HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

07/02/2023



Sem Categoria

Um passeio por construções históricas que são destaque na gastronomia de Curitiba

 Um passeio por construções históricas que são destaque na gastronomia de Curitiba

Esta semana a coluna traz algumas opções culturais, além de algumas histórias de construções centenárias em prédios históricos da capital que ganham destaque no cenário gastronômico. Em Curitiba temos diversos bares e restaurantes funcionando em espaços que resgatam a memória da cidade, aliados a uma boa gastronomia. Espero que aproveitem as dicas. Boa leitura e até semana que vem.

 

Warung Day agita Curitiba

Neste sábado, dia 09 de abril, a cidade de Curitiba vai receber a sétima edição do principal evento de música eletrônica do país: o Warung Day Festival (WDF), que promete um dia histórico para celebrar a sua volta após um hiato de dois anos causado pela pandemia. Com mais de 20 mil m², e por uma curadoria musical que surpreende positivamente a cada edição, este ano, pela primeira vez, o festival trará um palco na Ópera de Arame (Ópera Stage), além de dois palcos na Pedreira Paulo Leminski (Warung Stage e Pedreira Stage), espaço tradicional do festival.

Serão 24 atrações e entre elas 13 brasileiros renomados no circuito eletrônico nacional e internacional. Entre as atrações brasileiras mais esperadas está a DJ paulista Eli Iwasa. Atuando na cena eletrônica desde o início dos anos 1990 e consolidada como referência nacional em Techno e House music, a DJ possui um histórico expressivo no segmento com participações em grandes festivais, incluindo o Rock in Rio.

 

Exposição na Caixa Cultural

Para quem gosta de exposição cultural a dica é a exposição “Engenharia e Arquitetura Espanhola no Século XXI”, na CAIXA Cultural, idealizada pela Embaixada da Espanha no Brasil. A mostra traz fotografias do espanhol Ricardo Santonja e a amplitude da sua pesquisa sobre os traços arquitetônicos e de engenharia na Espanha moderna.

Pelo olhar do fotógrafo, arquiteto e professor Ricardo Santonja, a mostra marca os passos que a sociedade espanhola deu no século XXI rumo à modernidade de sua arquitetura e engenharia, não deixando de dialogar com o tradicional e criando um cenário de grande qualidade estética e funcional para os cidadãos.

A visitação estará aberta ao público até domingo (10). A entrada é franca e livre para todos os públicos, de terça a sábado, das 10h às 20h e domingos e feriados, das 10h às 18h.

 

Boa gastronomia e história

 

Ninna Cozinha: O mais novo empreendimento gastronômico da cidade está localizado em um casarão centenário. A novidade tem uma proposta de abarcar delícias do café da manhã até o jantar, equilibrando pedidas como Brioche com patê de fígado de galinha, cogumelos, ovo perfeito, espuma de Grana padano e bacon, até Nhoque de batata com molho bolonhesa e espuma umami, quinoa crocante e tomatinho seco. O restaurante faz parte do Grupo Obst., levando a assinatura do premiado chef Lênin Palhano e de seu sócio, Marcelo Vaz. A estrutura original da casa é mantida e celebrada em detalhes como amplas janelas que favorecem a luz natural do dia e até parte do piso antigo em disposição no ambiente. O Ninna Cozinha funciona na R. Desembargador Motta (nº 1861), no bairro Batel, de segunda a sábado, das 8h às 23h, e aos domingos, das 9h às 17h. Instagram: @ninna.cozinha.

 

Marbô Gastronomia: O casarão onde funciona a Marbô é uma atração à parte do ambiente, conhecido pelo brunch. O imóvel, conhecido como Casa Belotti, foi considerado Unidade de Interesse de Preservação pela Prefeitura de Curitiba. O design modernista da residência foi projetado em 1953 pelo arquiteto Lolô Cornelsen e chama atenção desde a fachada e entrada com jardim até os salões internos (que recebem exposições de artistas locais) e a área externa. O cardápio variado passa por pedidas como pães artesanais, quiches, grelhados e diversos doces. A Marbô fica na R. Dr. Faivre (nº 621), no Centro, e abre de quarta a domingo, das 11h30 às 16h. Instagram: @marbobakery.

 

Café do Paço: A construção de 1916 nos estilos neoclássico e art nouveau abriga hoje um centro cultural e o Café do Paço, café escola do SESC. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, foi restaurado, porém mantendo características originais, da escadaria de madeira, passando pelas salas com janelas altas até a torre que abriga a entrada da cafeteria. A ambientação do espaço em madeira mantém o clima do prédio histórico de forma intimista e aconchegante. O Café do Paço serve diferentes tipos de cafés sofisticados, além de doces e salgados finos. O Café fica na Praça Generoso Marques, no Centro de Curitiba, e abre de terça a sexta-feira, das 11h30 às 20h, e sábados e domingos, das 11h às 16h30.

 

Crédito das fotos: Orlando Kissner e Estanis Neto

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *