Pular para o conteúdo
POLÍTICA

Pedindo “ética, decoro e seriedade”, Kuzma abre sessões da Câmara de Curitiba

03/02/2025
tico kusma

“Que tenhamos ética, decoro e seriedade no nosso trabalho”, destacou Tico Kuzma (PSD), presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), no discurso inaugural das sessões plenárias da 19ª legislatura, nesta segunda-feira (3), no Palácio Rio Branco. “A renovação de 53% desta Casa é um sinal claro da dinâmica da democracia e da vontade do povo por novas ideias e perspectivas”, reconheceu Kuzma, desejando que “a diversidade de opiniões enriqueça as decisões do Legislativo”. “É meu compromisso garantir um ambiente democrático, transparente e produtivo”, disse o presidente da CMC.

O momento mais celebrado do discurso foi a deferência de Kuzma à maior bancada feminina da história da Câmara de Curitiba, formada por 12 vereadoras, 3 das quais compondo a Mesa Diretora do Legislativo no biênio 2025-2026. “Essa representatividade fortalece o debate e traz uma visão mais plural. Que possamos pautar nossas discussões na Câmara pelo respeito, mesmo diante das diferenças de pensamento”, reforçou o presidente da Câmara.

A cerimônia foi prestigiada pelo prefeito Eduardo Pimentel, pelo vice, Paulo Martins, e pelo secretariado do Executivo, além de diversas autoridades municipais. A saudação inicial foi realizada por Dom Reginei José Modolo, que leu o Salmo 127 aos parlamentares, rezou o Pai-Nosso, abençoou o plenário e lembrou que “vereador” significa “aquele que indica o caminho [nas veredas]”. “Que o trabalho [das autoridades públicas] edifique essa Casa e essa cidade”, afirmou Dom Zico, como é mais conhecido. Seguindo a tradição, hoje não houve votação de projetos de lei e requerimentos, que voltam a ser debatidos nesta terça-feira (4).

Líder do Governo, Serginho do Posto pede “ambiente colaborativo” à Câmara

“Nos últimos oito anos, Curitiba se destacou nacional e internacionalmente. Que esse seja um período de mais conquistas e muitas realizações, pois a cidade está a pleno funcionamento. Serão quatro anos de muito trabalho, consolidando o plano de governo do prefeito Eduardo Pimentel”, afirmou Serginho do Posto (PSD), que exercerá a liderança do Governo na Câmara de Curitiba, ao lado de Rafaela Lupion (PSD) e Jasson Goulart (Republicanos). Pregando “respeito mútuo” e “debate qualificado”, Serginho do Posto disse que seu objetivo é “trabalhar pela estabilidade necessária à governabilidade”.

Acompanharam a sessão os secretários municipais Marcelo Fachinello (Governo), Vanessa Volpi (Procuradoria-geral do Município), Bruno Pandini (Controladoria), Jean Pierre Jeremias de Jesus Neto (Educação), Beatriz Batistella (Imap), José Lupion neto (Curitiba S/A), Amália Tortato (Desenvolvimento Humano), Professor Euler (Esporte, Lazer e Juventude), Marc Souza (Comunicação Social) e Agostinho Creplive Filho (Regional Cajuru).

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *