A avaliação do cenário eleitoral de Curitiba, produzida pela Paraná Pesquisas e divulgada nesta quinta-feira (21), confirma o empate técnico entre cinco pré-candidatos que pretendem assumir a Prefeitura da cidade no ano que vem. Assim como no levantamento da Radar Inteligência, divulgado no último domingo, a pesquisa da Paraná mostra o vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD) na frente, com 17,4% das intenções de voto. Na sequência aparecem os ex-prefeitos Luciano Ducci (PSB), com 15,9%, e Beto Richa (PSDB), com 14,5%. O deputado estadual Ney Leprevost (União) é o quarto, com 13,1%, seguido do deputado cassado Deltan Dallagnol (Novo), com 11%. De acordo com a margem de erro da pesquisa, estimada em 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, os cinco candidatos estão embolados, deixando um quadro completamente indefinido.
Nesse primeiro cenário ainda aparecem o deputado estadual Goura (PDT), com 5,6%, seguido do ex-deputado Paulo Martins (PL), com 4,9%, da jornalista Cristina Graeml (PMB), com 2,8%, e do ex-prefeito de Pinhais, Luizão Goulart (Solidariedade), com 1,9%.
Não sabem em quem votar, ou não responderam, são 5,6% dos entrevistados e aqueles que pretendem anular o voto, ou votar em branco ou não querem votar em nenhum dos candidatos apresentados somam 7,4%.
Segundo cenário
No segundo cenário, o instituto substituiu Ney Leprevost pela deputada federal Rosangela Moro (União), esposa do senador Sergio Moro. Com isso, o índice de Eduardo Pimentel aumentou para 21,1%. Ducci aparece novamente em segundo, com 20,3% das intenções de voto e Richa teria 16,4%. Paulo Martins sobe para quarto colocado, com 8%, seguido de Rosangela Moro, com 6,4%, Goura (6,1%), Luizão (2,1%) e Valdemar Jorge (0,5%).
Com a entrada de Rosangela Moro aumentam os indecisos, que somam 7,8% e, também, os que pretendem anular ou votar em branco, que somam 11,4%.
Terceiro cenário
A Paraná Pesquisas enxuga mais o terceiro cenário. Nesse quadro, o instituto oferece apenas os nomes de Eduardo Pimentel (25,5%), Luciano Ducci (23,8%), Ney Leprevost (22,8%), Luizão Goulart (3,1%) e Valdemar Jorge (0,9%).
Rejeição
Segundo o levantamento da Paraná Pesquisas, Beto Richa é o candidato mais rejeitado pelo eleitorado curitibano. O ex-governador chega a 47,7% de rejeição. Na sequência, mas bem atrás, aparece Luciano Ducci, com 15,9%; Rosangela Moro, com 13,3%; Deltan Dallagnol, com 12,5%; Goura, com 12%; Ney Leprevost, com 11,5%; Paulo Martins, com 8,9%; Eduardo Pimentel, com 8,1%; Cristina Graeml, com 7%; Luizão Goulart, com 6,9% e Valdemar Jorge, com 6,6%.
Metodologia
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º PR-01504/2024. O instituto ouviu 800 eleitores, através de entrevistas pessoais, entre os dias 15 e 20 de março de 2024. O levantamento tem um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,5 pontos percentuais para os resultados gerais.
Leia outras notícias no HojePR.