HojePR

POLÍTICA

Pesquisa mostra quadro embolado na disputa pela Prefeitura de Londrina

02/05/2024
londrina

Pesquisa de intenção de voto produzida pela Paraná Pesquisas mostra que a disputa pela Prefeitura de Londrina está, a exemplo de Curitiba, embolada e indefinida. De acordo com o levantamento, seis pré-candidatos teriam condições de vencer a eleição.

 

Em um primeiro cenário, aparece na frente o deputado federal Filipe Barros (PL), com 17,5% das intenções de voto, seguido do ex-prefeito Barbosa Neto (PDT), com 16,8%. A secretária de Educação da cidade, Professora Maria Tereza (PP), surge em terceiro lugar, com 12,4%. O deputado Tiago Amaral (PSD) é o quarto, com 11,9%, Coronel Villa (PSDB) o quinto, com 10,8% e o veterano deputado estadual Tercílio Turini (MDB) o sexto, com 10,8%. Com a margem de erro de 3,5 pontos, todos os candidatos estariam em empate técnico.

 

Quando a Paraná Pesquisas tira o deputado bolsonarista da disputa, aparece em primeiro o deputado Tiago Amaral, com 18,1% dos votos, seguido de Barbosa Neto (17,9%), Professora Maria Tereza (13,9%), Coronel Villa (13%) e Tercílio Turini (12,8%).

 

Em um terceiro cenário, com menos candidatos, novamente aparece o deputado estadual Tiago Amaral em primeiro, com 18,4%, seguido de novo por Barbosa Neto, com 18,1%. Professora Maria Tereza teria 14%, Coronel Villa 13,1% e Tercílio Turini 12,8%.

 

Rejeição

A Paraná Pesquisas levantou a rejeição dos londrinenses às pré-candidaturas colocadas até agora. Ao mesmo tempo em que aparece em segundo lugar em todos os cenários pesquisados, é de Barbosa Neto a maior rejeição: 38,1% dos entrevistados disse que não votaria nele de jeito nenhum.

 

Na sequência aparece o deputado Filipe Barros, com 16,5% de rejeição, seguido de Tiago Amaral (14,9), Jairo Tamura (11,3%), Professora Maria Tereza (10,6%), Tercílio Turini (10,5%) e Coronel Villa (10%).

 

Apoios

No quadro eleitoral de Londrina, vale lembrar que Filipe Barros tem apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, enquanto a Professora Maria Tereza é apoiada pelo prefeito Marcelo Belinatti. Já Tiago Amaral é o candidato do governador Ratinho Junior.

 

Dessa forma, a Paraná Pesquisas mediu o impacto que o apoio desses políticos, e mais o presidente Lula, teriam na eleição de Londrina.

 

Com excelente aprovação de suas administrações, o prefeito Marcelo Belinati e o governador Ratinho Junior se configuram como grandes cabos eleitorais. Segundo a pesquisa, Belinati tem 71,8% de aprovação e Ratinho Junior 71,3%.

 

33,6% dos entrevistados disse que votaria com certeza em um candidato apoiado pelo ex-presidente Bolsonaro. 22,1% disseram que poderia votar e 41% disseram que jamais votariam em um candidato apoiado pelo ex-presidente.

 

Se o apoio partisse do prefeito Marcelo Belinati, 25% dos eleitores votariam com certeza no candidato, 53% poderiam votar e apenas 18,5% disseram que jamais votariam.

 

Outro grande eleitor é o governador Ratinho Junior. 22,4% dos entrevistados votaria com certeza em um candidato apoiado por ele e outros 51,2% disseram que poderiam votar. 23,1% não votaria de jeito nenhum.

 

Quando o apoio parte do presidente apenas 10,6% votariam com certeza no candidato. 23,1% poderiam votar e 62,7% do eleitorado não votaria de jeito nenhum.

 

Metodologia

A Paraná Pesquisas ouviu 800 eleitores entre os dias 26 de abril e 1º de maio deste ano. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no TSE com o n.º PR02066/2024.

 

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *