HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

19/04/2024



Sem Categoria

Pílulas do Humor Judaico: Louis Brandeis e o professor antissemita

 Pílulas do Humor Judaico: Louis Brandeis e o professor antissemita

Por Gerson Guelmann – 

 

Louis Dembitz Brandeis foi um notável Advogado norte-americano, nascido no Kentucky em 13/11/1856 e falecido em 5/10/1941. Filho de imigrantes judeus da Boêmia e dotado de extraordinária inteligência, formou-se na Harvard Law School aos 20 anos, obtendo a maior média de notas na história da escola. Após outros triunfos acadêmicos foi nomeado juiz da Suprema Corte dos Estados Unidos, onde atuou entre 1916 e 1939.

 

Enquanto Brandeis estudava direito em Harvard, um Professor antissemita chamado Peters sempre demonstrou animosidade em relação a ele. Esse relacionamento, se é que pode ser chamado assim, gerou alguns incidentes que acabaram por demonstrar a sagacidade e bom humor de Brandeis e que são relatados aqui:

 

1. Um dia o Prof. Peters estava almoçando no refeitório da Universidade quando Brandeis veio com sua bandeja e, exatamente para provocá-lo, sentou-se ao seu lado. Irritado com o que lhe pareceu ser uma audácia, Peters disse:

 

– “Brandeis, você não entende. Um porco e um pássaro não se sentam juntos para comer”.

 

Brandeis olhou para ele e respondeu calmamente:

 

– “Não se preocupe, professor. Vou voar para longe”.

 

Dito isso, levantou-se e foi para outra mesa.

 

2. Irritado, Peters decidiu se vingar do aluno na próxima prova, mas Brandeis respondeu brilhantemente a todas as questões. Frustrado, Peters lhe fez a seguinte pergunta:

 

– “Se o senhor estivesse andando na rua e encontrasse um saco de sabedoria e outro cheio de dinheiro, qual levaria?”

 

Sem hesitar, Brandeis respondeu:

 

– “O que tivesse o dinheiro, é claro”.

 

Peters, sorrindo sarcasticamente, disse:

 

– “Ou seja, agiria como um judeu. Ao contrário de você, eu pegaria o da sabedoria”.

 

Brandeis deu de ombros com indiferença e falou:

 

– “Claro, cada um pega o que não tem”.

 

3. O ódio do professor pelo estudante judeu chegou ao fim quando, no exame final, ele rabiscou a palavra “idiota” na prova e a devolveu a ele. Poucos minutos depois, Louis Brandeis se levantou, foi até Peters e em tom digno, mas ironicamente educado, disse:

 

– “Prof. Peters, você assinou a folha, mas não me deu nota…”


GERSON GUELMANN é responsável pelo  maior acervo de Humor Judaico em português do Brasil. Diariamente brinda seus leitores com textos inteligentes, saborosos, bem humorados (mas também sérios) no seu Blog do Guelmann. Gentilmente permite reproduzir seus textos aqui no HojePR. Aos nossos leitores, apenas recomendamos: aproveitem!!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *