A eficiência da atual gestão de Rafael Greca e Eduardo Pimentel na Prefeitura de Curitiba é comprovada por resultados. No segundo mandato, os dois já cumpriram 84% dos compromissos do Plano de Governo 2021-2024.
Como vice-prefeito de Greca, Eduardo foi fundamental executar compromissos nas áreas de educação, saúde, habitação, infraestrutura, meio ambiente, mobilidade urbana, direitos humanos e sociais, segurança alimentar, cultura, administração, economia e turismo.
Tudo isso explica a grande aprovação pela população da gestão de Greca e Eduardo, não apenas durante os últimos quatro anos, mas desde 2017, quando eles assumiram a administração de Curitiba e recuperaram o orgulho dos curitibanos pela cidade.
“Nenhuma gestão trabalhou tanto para melhorar o dia a dia dos cidadãos como a minha e do prefeito Rafael Greca. Nos primeiros quatro anos, arrumamos a casa. Pegamos a cidade com um verdadeiro apagão. Faltavam remédios nos postos de saúde, vagas em creches, obras estavam paradas e o caixa da Prefeitura estava no vermelho. O curitibano havia perdido o orgulho da cidade. Com a casa arrumada, avançamos neste segundo mandato, a partir de 2021, com obras e ações que vêm melhorando o dia a dia da população. Agora é hora de Curitiba continuar unida e seguir para frente”, afirma Eduardo.
Greca lembra que administrar Curitiba não é no improviso, nem demagogia e nem charlatanismo. “Tem que ter Plano de Governo eficiente como o nosso e o que o Eduardo propõe para os próximos 4 anos. Por isso, eu peço que os curitibanos que amam nossa capital continuem nos apoiando. Votem no Eduardo, no 55, para que a cidade siga no caminho do progresso, da inovação e das pessoas sempre bem cuidadas. Curitiba não pode cair novamente na mão de aventureiros”, justifica o prefeito.
Eduardo Pimentel e Paulo Martins, como vice, com o número 55, são os candidatos a prefeito e vice-prefeito pela coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB.
Eduardo e Paulo são os únicos candidatos à Prefeitura de Curitiba apoiados pelo prefeito Rafael Greca e pelo governador Ratinho Júnior.
Educação
Na área de educação, a gestão de Eduardo e Greca cumpriu o Plano de Governo 2021-2024 com a abertura de novos CMEIs que atendem hoje 12 mil crianças de 0 a 3 anos. Outro destaque entre os compromissos cumpridos é que todas as 187 escolas hoje oferecem educação integral. Além disso, foram realizados concursos públicos para contratação de professores do magistério e da educação infantil e de auxiliares de serviços escolares. A Educação de Curitiba ainda avançou com a inauguração do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado e ampliação do programa Curitibinhas Poliglotas.
Saúde
A gestão também cumpriu o Plano de Governo na área da saúde com a implantação da Central Saúde Já, que já atendeu mais de 1.200.000 de curitibanos com videoconsulta, e a ampliação das funcionalidades do aplicativo Saúde Já, que acabou com as filas para agendamento nos postos de saúde. A abertura do Centro de Atenção Especializada ao paciente em condição crónica, no Boqueirão, é outra proposta cumprida.
Meio ambiente
A proteção do meio ambiente e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas também tiveram importantes compromissos cumpridos pela gestão Eduardo e Greca. Entre eles, o avanço de ações do Plano de Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), para uma Curitiba cada vez mais sustentável. Destaque para o plantio de mais de 550 mil árvores por toda a cidade, que protegem rios e melhoram a qualidade do ar; e a implantação de painéis fotovoltaicos em espaços públicos da cidade, que produzem energia renovável para a Pirâmide Solar da Caximba, para os terminais solares do Boqueirão, Santa Cândida e Pinheirinho e para em escolas municipais e CMEIs. Ainda foram criados novos Ecopontos nos bairros, o Ecoponto Metropolitano, o Programa Municipal de Compostagem Domiciliar e o Castra Móvel para cães e gastos.
Cidade bem cuidada
Compromissos do Plano de Governo de Eduardo e Greca com obras estruturais e de mobilidade urbana também saíram do papel e hoje beneficiam milhares de curitibanos, com mais de 90% da obras feitas nos bairros. Atualmente está em execução o maior programa de requalificação da malha viária da história da cidade: só a partir de 2021, foram mais de 800 km de asfalto novo, sendo 124 km de asfalto que acabou com o pó em antigas ruas de saibro. Desde 2017, 1.200 km de asfalto foram requalificados.
Obras que estão desatando “nós” do trânsito e que eram compromissos do Plano de Governo também estão melhorando o ir e vir de quem anda de transporte coletivo e individual (carro e bicicleta). E o melhor, além do asfalto novo, as obras incluem calçadas com acessibilidade, iluminação, mobiliário urbano novo e paisagismo. Nesse pacote de infraestrutura estão a Trincheira da Rua Fulvio Alice, que liberou o trânsito da Linha Verde e beneficia moradores de toda a cidade. As requalificações das ruas da região da Cruz do Pilarzinho (Pilarzinho), da Rua Niterói (Cajuru) e Rua Lea Moreira de Souza Moura (CIC), e a entrega do binário Rua Olga Balster/Rua Nivaldo Braga (Cajuru) facilitam a circulação de ônibus e carros.
Sem falar nas revitalizações de ruas, calçadas com acessibilidade, iluminação, mobiliário e paisagismo, previstas no Plano de Governo, como da região do entorno do Mercado Municipal, da Rua Prudentes de Morais e da Rua David Tows, no Xaxim, todas contempladas no Plano de Governo.
Também avançam as obras de aumento da capacidade e velocidade dos BRT Leste-Oeste e Inter 2, para atrair mais usuários para o transporte público (um dos objetivos do PlanClima), e da infraestrutura cicloviária. Hoje é possível usar uma das 750 bicicletas compartilhadas em 330 km de ciclovias – ambas propostas cumpridas do Plano.
A implantação de novas calçadas é outro compromisso do Plano que vem sendo cumprido para melhorar a mobilidade dos curitibanos. Novos passeios tornam mais acessíveis andar a pé em bairros como Campina do Siqueira, Sítio Cercado, Tatuquara, Prado Velho, Santa Felicidade, Juvevê, Cajuru, Bairro Alto, Boqueirão e CIC.
Leia outras notícias no HojePR.