O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), que coordena a Frente Parlamentar de Promoção Municipalista, é o proponente da audiência pública “Porco Moura: Um patrimônio histórico, cultural e genético do Estado do Paraná”. O encontro será realizado na próxima terça-feira, 06, a partir das 9h30, na Assembleia Legislativa, em Curitiba.
Romanelli é autor de dois projetos de lei para fortalecer a cadeia produtiva do Porco Moura. O PL 386 propõe o reconhecimento da raça como patrimônio histórico, cultura e genético do Estado, enquanto o PL 387 insere no Calendário Oficial de Eventos do Paraná a Semana Estadual dos Porcos Crioulos. “O Porco Moura produz uma carne diferenciada e o estímulo à criação pode gerar renda adicional nas pequenas propriedades da agricultura familiar”, considera o deputado.
Porco Moura (II)
“O porco Moura foi recuperado no Paraná. É uma raça brasileira, que se criou no Rio Grande do Sul a partir das reduções Jesuítas. Ela não existe em nenhum outro lugar do mundo”, explicou o professor Marson Bruck Warpechowski, que coordena um projeto realizado na fazenda experimental da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Pinhais, para preservar a genética da raça e fomentar a criação comercial da raça.
Porco Moura (III)
O Porco Moura – ou porco crioulo – é uma raça criada ao ar livre, sem confinamento, e pequenos rebanhos já foram identificados em pelo menos 21 municípios do Paraná, principalmente no Sul, Sudoeste, Campos Gerais e Centro do Estado, além da Região Metropolitana de Curitiba. “Nosso propósito é que a genética da raça possa se perpetuar porque a carne é muito boa, com aspectos totalmente diferentes do suíno industrial”, observou Romanelli.
Rosangela Moro, a vice de Ney Leprevost
“Essa é única chapa que tem uma mulher”. A afirmação é da deputada federal e pré-candidata a vice-prefeita de Curitiba, Rosangela Moro, em evento com o senador Sergio Moro e o pré-candidato à Prefeitura de Curitiba, Ney Leprevost. A reunião do União Brasil de Curitiba foi realizada na tarde desta segunda-feira (29). Ela também disse que é uma “autêntica representante da República de Curitiba”.
Cartilha “Pode X Não Pode”
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) disponibiliza para download a cartilha “Pode X Não Pode”, que esclarece dúvidas sobre a propaganda eleitoral nas Eleições 2024. O conteúdo do material, elaborado em linguagem simples e didática, foi concebido pela Assessoria Jurídica da Presidência (ASSPRES) e diagramado pela Assistência de Comunicação Visual (ASCV).
Bom momento da construção civil do Paraná é tema do Programa Assembleia Entrevista
Direitos coletivos na saúde
A partir desta segunda-feira (29), a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) disponibiliza oficialmente o Núcleo de Defesa da Saúde Pública e Privada (NUESP). A iniciativa quer promover e defender os direitos coletivos na área da saúde, o NUESP vai priorizar a resolução extrajudicial de litígios e atuar na orientação e educação em direitos e na representação dos interesses dos usuários e da Defensoria Pública junto a comitês, comissões e órgãos técnicos que compõem a rede de atenção à saúde. A princípio, serão atendidas demandas de caráter coletivo, contudo, já se estuda a possibilidade de que demandas individuais de grande repercussão social sejam levadas ao conhecimento da coordenação para verificação da possibilidade de atuação.
Leias mais colunas Bastidores no HojePR