Pular para o conteúdo

Porto abre licitação para concessão de área de armazenagem no valor de quase meio bilhão

28/10/2022
porto

O Ministério da Infraestrutura e a Administração dos Portos do Paraná lançaram nesta sexta-feira (28) o edital de licitação do PAR09, uma nova área de movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais, no Porto do Paranaguá. A estimativa é conceder essa área por 35 anos para ser explorada pela iniciativa privada, que deverá investir cerca de meio bilhão de reais no novo espaço. A previsão é fazer a licitação na Bolsa de valores (B#), no dia 14 de dezembro.

O terminal PAR09 será destinado à movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais. Trata-se de área brownfield, com uma área de aproximadamente 24.016 m² que será concedida à iniciativa privada mediante licitação na modalidade leilão, cujo critério de seleção será o maior valor de outorga. O prazo previsto para o arrendamento é de 35 anos e são estimados investimentos de cerca de R$ 492,5 milhões.

Dos investimentos previstos, há previsão de obras na área do terminal, como a construção de silos com objetivo de expandir a capacidade dinâmica do sistema de armazenagem anual para 3,2 milhões de tonelada. Para isso, o futuro arrendatário deverá construir 9 silos metálicos com capacidade individual de 18 mil toneladas, estabelecendo de forma total 162 mil toneladas de armazenamento estático. Além disso, estão previstos investimentos na área comum do porto, como a construção de novo píer, aquisição de equipamentos e estruturação da área de apoio logístico do Porto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *