HojePR

Preço dos transportes diminui e auxilia no alívio do IPCA-15

26/07/2022
transportes

Com a redução de tributos federais e estaduais nos combustíveis, os gastos do grupo transportes reduziram 1,08% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de julho, segundo foi informado nesta terça-feira (26) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, foi o maior impacto negativo sobre o indicador agregado, com contribuição de 0,24 ponto porcentual (p.p.).

No total, o preço médio do combustível reduziu 4,88% no IPCA-15 de julho, com destaque para a gasolina (-5,01%) e o etanol (-8,16%), entretanto, o diesel ficou 7,32% mais caro. Segundo os dados, a redução só não foi maior por causa das passagens aéreas.

O IBGE ainda chamou a atenção para a alta de 0,67% do ônibus urbano, “consequência do reajuste de 11,36% nas passagens em Salvador (7,46%) aplicado efetivamente a partir de 4 de junho”.

Por fim, a redução no preço dos combustíveis vem interferindo como um todo nos meio de transportes, em especial para o transporte de mercadorias e produtos, que por consequência economiza com o gasto de combustível e assim tudo acaba impactando na IPCA-15.


Veja Também:

“O PP vai disputar majoritárias de 2024 e 2026”, garante Ricardo Barros

Nova Carteira de Identidade Nacional começa a ser emitida hoje

PL oficializa candidatura de Jair Bolsonaro à reeleição. Braga Netto é o vice

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *