HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

22/02/2024



Capital

Prefeitura de Curitiba anuncia pagamento do reajuste de 2023 e antecipa salário e benefícios de dezembro

 Prefeitura de Curitiba anuncia pagamento do reajuste de 2023 e antecipa salário e benefícios de dezembro

Servidores, aposentados e pensionistas da Prefeitura de Curitiba receberão três pagamentos neste mês. Cada um deles terá um contracheque correspondente. Eles já estão  liberados no Portal do Servidor, para os servidores. Aposentados e pensionistas fazem a consulta no site do IPMC, o Instituto de Previdência dos Servidores de Curitiba.

 

O primeiro dos três pagamentos será depositado nesta sexta-feira (15): o do reajuste de 5,19% relativo ao mês de novembro.

 

“Nossos servidores são essenciais nos nossos programas que fazem imensa diferença na vida de tantos curitibanos. Fica aqui o meu agradecimento à dedicação de cada um dos profissionais que integram a valorosa equipe da Prefeitura de Curitiba”, comemora o prefeito.

 

A data-base dos servidores é dia 31/10 e a recomposição é válida a partir de 1º/11. O pagamento é feito em dezembro porque a legislação correspondente à recomposição foi aprovada pelo Legislativo e sancionada pelo prefeito Rafael Greca após o fechamento da folha de pagamento de novembro. Por isso, em novembro, salários e benefícios não tiveram seus valores atualizados.

 

O percentual de reposição representa a inflação medida pelo IPCA/IBGE (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) do período de outubro de 2022 a setembro de 2023.

 

O reajuste também impacta no cálculo do 13º salário e a diferença entre o que foi pago na primeira e na segunda parcelas e os novos valores aplicados sobre os salários de novembro e de dezembro corresponderão ao segundo valor depositado neste mês, na próxima terça-feira (19).

 

O terceiro e último pagamento do ano será o do salário dos servidores e o benefício a aposentados e pensionistas referente ao mês de dezembro, que será antecipado para o dia 20, quarta-feira da semana que vem, e terá em seu cálculo o percentual de reajuste de 2023.

 

Com os três pagamentos, a Prefeitura de Curitiba destinará, em dezembro, aproximadamente R$ 677 milhões à folha de pagamento, sendo R$ 217,6 milhões de encargos obrigatórios, segundo cálculo da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap).

 

Neste valor está incluída a complementação paga a parte dos professores de Educação Infantil que não receberam, ao longo do ano, valor igual ou superior ao piso estabelecido pelo Governo Federal como piso nacional. O pagamento será retroativo a janeiro de 2023.

 

Para a organização e o planejamento financeiro dos servidores, aposentados e pensionistas, a Smap alerta que após os três pagamentos de dezembro, o seguinte será no fim de janeiro, mais de 40 dias depois.

 

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *