Com a intenção de prevenir alagamento nos dias de chuvas fortes, a Prefeitura de Curitiba está implantando um canal de concreto tipo “U” no Córrego Vila Oficinas, na Rua Dr. Estevam Ribeiro de Souza Netto. Com 130 metros de extensão, a estrutura de macrodrenagem fica entre as ruas Luiz França e Antônio Meirelles Sobrinho, no bairro Cajuru. O investimento é de R$ 2,9 milhões.
Curitiba Contra Cheias
A intervenção faz parte de um pacote de investimentos do município em obras de macrodrenagem nos bairros pelo programa Curitiba Contra Cheias. O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, explica que o canal em U aumentará a vazão da água e reduzirá consideravelmente o risco de bloqueios e acúmulo de sedimentos no rio.
Abordagem preventiva
“O uso dessa abordagem preventiva atenua os efeitos das enchentes e contribui para a conservação das margens do canal, tornando-o mais estável e durável a longo prazo”, acrescenta Rodrigo.
Devido à elevação do nível do rio durante episódios de chuvas intensas, a área que é altamente suscetível a inundações gerava grande preocupação entre os moradores.
Foto: Gabriel Ekermann Fiori
Leia outras notícias no HojePR.