HojePR

HOJEPR LOGO
Siga no WhatsApp
Pesquisar

16/07/2024

PROGRAME-SE

Primeiro concerto de aniversário da Orquestra Sinfônica do Paraná acontece neste domingo

A Orquestra Sinfônica do Paraná completa 39 anos neste mês de maio e comemora a marca com dois concertos: o primeiro no domingo (26), às 10h30, e o segundo na terça-feira (28), às 20h30. O tema são os choros do grande compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. Um coro sinfônico de 60 cantores vai se unir aos 90 músicos presentes no palco do Teatro Guaíra. As vendas acontecem pela bilheteria do Teatro e site Deu Balada.

O programa conta com a execução de “Choros 6”, “Choros 9”, “Choros 10” e “Rasga Coração”, famoso para coro, grande coro e orquestra. “Villa-Lobos se inspirava na antiga Lapa boêmia do Rio de Janeiro, com Noel Rosa e toda aquela turma que fazia serestas à noite, tocando choros, chorinhos. E, como era um grande guitarrista ou violonista, ele então participava dos encontros e se inspirou nessas melodias para compor uma obra incrível de 14 choros”, relata o maestro Roberto Tibiriçá, há um ano e meio à frente do corpo artístico como diretor musical e regente titular.

O choro foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil em fevereiro deste ano. O choro – ou “os choros”, para usar um termo proposto por Villa-Lobos – é essencialmente um gênero musical “guarda-chuva”, que abrange dentro de si várias práticas musicais distintas. Ele é resultado de um intenso fluxo das trocas culturais ao longo do século XIX, se desdobrando em polcas, valsas, schottiches, modinhas, habanera, “choros-sambados”, entre outros subgêneros reconhecidos pelos músicos como parte deste universo.

O violinista Ricardo Molter, spalla da Orquestra Sinfônica do Paraná, destaca a brasilidade da obra que será apresentada nesse concerto especial. “Os choros são emocionantes e muito variados, com momentos muito felizes. Tem samba, diversão, apito, cuíca, pandeiro. Convidamos todos a acompanhar esse espetáculo”, destaca. Ele será uma espécie de ponte entre o maestro e os músicos no concerto.

Serviço

Orquestra Sinfônica do Paraná – Concerto de Aniversário

Datas: 26 e 28 de maio

Local: Teatro Guaíra (R. XV de Novembro, 971 – Centro)

Horários: domingo às 10h30 e terça-feira às 20h30

Classificação: 7 anos

Ingressos: pela bilheteria do Teatro e site Deu Balada

Para mais notícias acesse HojePR.com

(Foto: Vitor Dias/ CCTG)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *