O primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura de Curitiba foi realizado na noite dessa quinta-feira (8), nos estúdios da Band Curitiba. O HojePR conversou com os principais candidatos sobre o que eles acharam desse primeiro encontro. Confira o que eles disseram:
Eduardo Pimentel (PSD)
“Fiquei muito feliz com o debate. Foi um momento importante para apresentar as minhas propostas para o futuro da cidade. Pude mostrar, também, tudo o que nós fizemos nesses últimos anos, com o prefeito Rafael Greca. Fui secretário municipal de Obras, secretário estadual das Cidades, com o governador Ratinho Junior. Também pudemos combater as informações desencontradas que alguns candidatos apresentaram, mas acima de tudo, valeu para fortalecer as nossas propostas. Foi um debate de alto nível e isso é importante porque a população espera isso. Agora é continuar mostrando para a cidade e para as pessoas o nosso programa”.
Luciano Ducci (PSB)
“Foi ótimo o debate. Apresentamos as nossas principais propostas de campanha, propostas concretas e viáveis para a cidade, como o Hospital da Zona Norte de Curitiba, um hospital e pronto-socorro com 400 leitos, a construção de 20 mil moradias, com apoio do governo federal e grandes investimentos que quero fazer na área social. Pude, também, propor ao vice-prefeito Eduardo Pimentel um debate onde possamos discutir e comparar os dois anos e pouco da minha gestão como prefeito com os oito anos da atual gestão. Espero que ele tope fazer esse debate.”
Ney Leprevost (União)
“Do ponto de vista da performance dos candidatos o debate foi bom, porque todos se mantiveram em um bom nível, apresentando de maneira civilizada as suas plataformas. É bem verdade que o tempo disponibilizado para as respostas não permite que a gente se aprofunde em cada um dos pontos do programa de governo. Mas foi um debate bem diferente, por exemplo, que o de São Paulo, que foi uma baixaria completa. Eu acredito que os meus adversários, não inimigos, adversários apenas, estão todos de parabéns. É claro que uns se saem melhores no vídeo, outros se saem piores, alguns falam com conhecimento sobre o que estão falando, outros usam frases decoradas, que foram ensinadas as eles pela equipe que os treina para os debates, mas de forma geral o debate foi de bom nível. So deixo, como sugestão, que os próximos debates que forem realizados tenham um tempo de resposta um pouco maior, para que a população possa entender cada um dos projetos que os candidatos querem fazer na cidade.”
Maria Victoria (PP)
“Foi um debate de alto nível, propositivo. Os candidatos puderam expor as suas ideias e propostas para a cidade. Esperamos, ao longo da campanha, ter oportunidade de ter tempo de televisão para colocar ao eleitor tudo o que queremos fazer em Curitiba, na saúde, na educação, na segurança, enfim, temos muitas propostas, principalmente para as mulheres, com esse olhar sensível e delicado das mães que hoje trabalham e tem que sair correndo para buscar seus filhos na creche porque fecha às 18 horas. Queremos ampliar esse atendimento até as 20 horas e não queremos nenhuma criança fora das creches e das escolas. Vamos criar o vale-creche para que as dez mil crianças que estão na fila de espera possam ter oportunidade de educação.”
Roberto Requião (Mobiliza)
“O que apresentaram como propostas modernas, tenho feito há quarenta anos. Não há nada melhor do que a prática para mostrar o que podemos fazer, eu já fiz e farei novamente.”
Assista o debate na íntegra no canal da Band Paraná no YouTube: [https://www.youtube.com/watch?v=3fe7D8ad7CQ].
(Foto principal, Eduardo Pimentel e Roberto Requião: Franklin de Freitas/Divulgação Band Paraná)
(Fotos candidatos: Divulgação assessorias)
Leia mais sobre as eleições 2024 no HojePR