O Festival de Felicidade, que acontece paralelamente ao Congresso Internacional de Felicidade, expandiu seu alcance em 2024 com uma ação social inédita. Pela primeira vez, o evento foi levado a escolas públicas de Curitiba, proporcionando momentos de arte, cultura e práticas de bem-estar a mais de 2 mil alunos e educadores. “Levar o Festival de Felicidade para a comunidade escolar, onde esse conhecimento é tão importante, promove a reflexão, o florescimento pessoal e a elevação de consciência, contribuindo para a construção de uma sociedade mais pacífica e feliz”, destaca Gustavo Arns, idealizador do evento.
Ao todo, seis escolas participaram da ação, que incluiu atividades como apresentações de música, teatro e dança, além de práticas integrativas como yoga e meditação, todas pensadas para impactar positivamente as comunidades escolares.
“Falar sobre felicidade é uma coisa abstrata. A gente fala muito sobre felicidade, mas às vezes nem sabe que está falando sobre isso. Trazer essa reflexão para a escola, para o nosso dia a dia, parar para pensar e falar sobre essa temática foi muito interessante. Eu tenho certeza de que esse aprendizado irá repercutir no trabalho que os professores vão fazer com os alunos na escola”, ressalta a diretora da Escola Estadual Zilda Arns Neumann, Sabrina Racioppe.
Educação como ferramenta de transformação
O projeto busca transformar a vivência escolar em uma experiência de aprendizado e acolhimento emocional. Para o idealizador do evento, Gustavo Arns, a felicidade vai além de um conceito abstrato: ela é uma prática coletiva, que pode ser cultivada por meio de pequenas ações cotidianas.
“Queremos levar a mensagem de que a felicidade é um direito de todos, inclusive das crianças que enfrentam desafios diários. Nosso objetivo é oferecer ferramentas para que elas possam sonhar, criar e se conectar com suas potencialidades”, destaca Arns.
O Festival de Felicidade passou por seis escolas nos meses de novembro e dezembro de 2024 e janeiro de 2025. A ação foi realizada nas escolas municipais Sidônio Muralha, Issa Nacli, Nansyr Cecato, Bela Vista do Paraíso e Metry Bacila, além da Escola Estadual Zilda Arns Neumann.
Mais informações: https://www.festivaldefelicidade.com.br/
Patrocínio: Banco CNH e New Holland, Colégio Positivo, O Jogo da Vida e Pós PUCPR Digital.
Apoio: Metalus, Helisul, Lunelli, Ibema, RAC e Celepar.
Apoio institucional: Secretaria do Turismo do Estado do Paraná, Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Governo do Estado do Paraná.
Realização: Happiness e Ministério da Cultura
Foto: Divulgação
Leia outras notícias no HojeSC.