HojePR

HOJEPR LOGO
Siga no WhatsApp
Pesquisar

14/07/2024

PROGRAME-SE

Projeto Leituras Urbanas está de volta com atrações gratuitas em Curitiba

O projeto cultural Leituras Urbanas está de volta. A 2ª edição já está em andamento e segue até novembro com um atrações gratuitas de incentivo à leitura em diversos espaços culturais de Curitiba. Algumas atividades serão voltadas aos estudantes das escolas municipais, mas o público interessado também pode participar das demais ações.

Já estão confirmadas na programação oficinas de escrita e criação literária, encontros com escritores, exibição de 20 vídeos de leitura em voz alta e a realização de rodas de leitura.

Os encontros estão sendo realizados nas Casas de Leituras, Farol do Saber, Biblioteca Pública do Paraná e nas dez Regionais de Curitiba que ficam no Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, CIC, Fazendinha/Portão, Matriz, Pinheirinho, Santa Felicidade e Tatuquara.

“Queremos descentralizar as ações de incentivo à leitura e fazer com que os estudantes e moradores interajam com autores locais – que são reconhecidos nacionalmente – e tenham acesso a conteúdo de elevada qualidade. Serão 300 horas de atividades e pretendemos alcançar mais de 20 mil pessoas entre crianças, jovens e adultos”, explica coordenador do projeto, Cristiano Nagel.

Encontros afetivos

A primeira edição do Leituras Urbanas aconteceu entre os anos de 2020 e 2021 e foi realizada de maneira virtual, por causa da pandemia. Mais de 78,5 mil pessoas  de todo o Brasil participaram remotamente.

Neste ano as ações serão presenciais, interativas e afetivas; tudo para que o público se sinta à vontade para manusear os livros, conversar entre si, debater ideias e trocar informações com os escritores convidados, que são: Adriana Barreta Almeida, Alexandre Gil França, Álvaro Posselt, Luci Collin, Márcio R. Garcia.

Saraus na Biblioteca Pública do Paraná

O projeto vai ter seis saraus literários no mês de junho. As atividades serão realizadas no auditório da Biblioteca Pública do Paraná, por uma companhia teatral que trabalha com contações de histórias.

Para facilitar o acesso, haverá 16 ônibus disponíveis para fazer o transporte gratuito de ida e volta dos estudantes de escolas públicas que já confirmaram presença nestas atividades. Os moradores da capital paranaense, os visitantes da Biblioteca Pública do Paraná e demais interessados também podem participar.

“Queremos desmistificar a ideia de que não se lê por falta de tempo, paciência, desinteresse ou dificuldade de ler. Com essas ações, vamos abrir espaços, dar acesso, criar uma rede de socialização entre as pessoas e em torno do livro”, completa Nagel.

Confira a programação de junho

  • Encontros com os escritores 

4 de junho
9h30: Estudantes do 5º ano da Escola Municipal Prof. Nathalia de Conto Costa participam do encontro com o escritor Álvaro Posselt, na Casa da Leitura Walmor Marcellino (Rua Lupionópolis, s/n, Vila Tecnológica, Casa 12 – Sítio Cercado)
14h30: Estudantes do 2º ano da Escola Municipal Des. Marçal Justen participam do encontro com o escritor Álvaro Posselt, na Casa da Leitura Wilson Bueno (Av. República Argentina, 3430 – Portão)

27 de junho
9h30: Estudantes do 4º ano da Escola Municipal Senador Enéas Faria participam do encontro com escritora Adriana Barreta Almeida, na Casa da Leitura Vladimir Kozák (Rua Padre Júlio Saavedra, 588 – Uberaba)

28 de junho
9h30: Estudantes do 5º ano da Escola Municipal CEI Prof.ª Tereza Matsumoto participam do encontro com a escritora Adriana Barreta Almeida, na Casa da Leitura Wilson Martins (Av. Mal. Floriano Peixoto, 8430, Rua da Cidadania – Boqueirão)

Saraus Literários na Biblioteca Pública do Paraná 

5 de junho
9h: Com estudantes do 4º ano da Escola Municipal Prof.ª Rejane Maria Silveira Sachette (Regional Bairro Novo) e demais interessados
14h: Com estudantes do 3º ano da Escola Municipal Prof.ª Maria Nicolas (Regional Portão) e demais interessados

6 de junho
9h: Com estudantes do 4º ano da Escola Municipal Prof. Guilherme Butler (Regional Boqueirão) e demais interessados
14h: Com estudantes do 2º e 3º ano da Escola Municipal CEI Issa Nacli (Regional Cajuru) e demais interessados

7 de junho
9h: Com estudantes do 4º ano da Escola Municipal Prof.ª Maria Ienkot Zeglin (Regional Tatuquara) e demais interessados
14h: Com estudantes do 4º ano da Escola Municipal Doutor Osvaldo Cruz (Regional Pinheirinho) e demais interessados

Para mais notícias acesse HojePR.com

(Foto: Daniel Castellano/ SMCS)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *