HojePR

HOJEPR LOGO
Siga no WhatsApp
Pesquisar

13/07/2024

NEGÓCIOS

Projeto Nariz Itinerante da ONG Nariz Solidário vai atuar em mais hospitais e UPAS

Depois do sucesso no projeto De Nariz Para Nariz, que levou a palhaçaria para ambientes de saúde de forma adaptada na pandemia, ONG amplia atuação para unidades hospitalares e de saúde mental do SUS de forma descentralizada e inclusiva. Ações também serão realizadas em Campo Largo e Curitiba.

Pela primeira vez na trajetória do Nariz Solidário, o trabalho da associação, que promove a arte do palhaço vinculada à saúde e ao bem-estar, chegará à rede de apoio em saúde de Fazenda Rio Grande e São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Durante 12 meses, serão realizadas mais de 200 ações gratuitas em 4 cidades, sendo: 70 visitas em Fazenda Rio Grande, 70 visitas em São José dos Pinhais, 26 em Campo Largo e 62 visitas em Curitiba. Ao longo de 2024, o projeto, que é realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei nº 8.313/91, vai atender mais de 10 unidades pertencentes ao SUS (Sistema Único de Saúde) de forma descentralizada e inclusiva, prevendo impactar mais de 20 mil pessoas, entre pacientes, seus familiares e profissionais da saúde.

As atuações serão desenvolvidas por 20 palhaços profissionais e voluntários, que irão percorrer os Centros de Atendimento Psicossocial (Caps), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e hospitais fora do eixo central da capital. Além disso, o projeto contempla 10 horas de treinamento em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para a equipe, visando à inclusão e comunicação com pessoas surdas ou com baixa audição. O projeto contempla também a realização de 5 palestras com o tema “A Palhaçaria na Educação”, direcionadas aos professores e alunos da rede pública de ensino, com o objetivo de capacitar educadores e alunos utilizando técnicas da palhaçaria para facilitação de novos processos de aprendizagem escolar.

“O Nariz Solidário transforma a rotina da UPA em um grande picadeiro; a alegria deles contagia pacientes e funcionários com música, improviso e práticas lúdicas. A ideia é trazer a cultura e o direito de rir para enfrentar de melhor forma a fragilidade na saúde e melhorar a qualidade de vida. Os palhaços trazem auxílio no processo de recuperação, tornando a espera ou internamento menos angustiantes tanto para o paciente quanto para a equipe multidisciplinar, promovendo saúde e bem-estar”, revela Beto Rocha, Secretário de Saúde de Fazenda Rio Grande.

“Estamos felizes em receber o projeto do Nariz Solidário. Ter a presença do palhaço nos corredores do hospital é um diferencial; eles trazem alegria e leveza. É um projeto inspirador”, completa Iaskara Mazer, Diretora do Hospital e Maternidade São José dos Pinhais.

O projeto Nariz Itinerante é realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei nº 8.313/91, e tem o patrocínio das seguintes empresas: BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Cimento Itambé, CNH Capital, Malhas Wilson, New Holland, RD Saúde e Unimed Paraná.

Sobre o Nariz Solidário

A Associação Nariz Solidário existe desde 2014 e já impactou mais de 130 mil pessoas em mais de 1300 ações, atuando em diversas frentes como: promoção ao voluntariado, à arte, à cultura e à articulação em rede; desenvolvimento de artistas; realização de oficinas de empatia, de encontros nacionais para desenvolvimento de lideranças de grupos parceiros e na criação de diversos eventos.

Em 2019, foi premiada em 1º lugar na categoria Gestão de Voluntários no 1º Prêmio Impulso de Boas Práticas no 3º Setor, organizado pelo Programa Impulso, do Instituto GRPCom. Em 2021, com as práticas realizadas no projeto “De Nariz para Nariz” durante a pandemia, foi laureada nos Prêmios RPC GAME, Dhesca Brasil Memorial da Pandemia e venceu o maior prêmio de Marketing do Paraná, promovido pela ADVBPR, na categoria Social. Em 2022 e 2023 recebeu prêmios nacionais, sendo eles: Prêmio Melhores ONGs – Entre as 10 melhores ONGs de pequeno porte do país e Prêmio VOL – Vencedor com uma das Melhores Práticas de Gestão de Voluntários do País e Selo Sesi ODS.

Para saber mais:

https://linktr.ee/narizsolidario
Site: www.narizsolidario.org.br
Facebook e Instagram: @narizsolidario
Telefone: (41) 9.9225.9422/ 9.96778713
E-mail: [email protected]

 

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *