O PSDB vai aumentar a bancada na Assembleia Legislativa e eleger até três deputados federais, avalia o deputado estadual Michele Caputo. No legislativo estadual, o partido tem mais duas deputadas: Cristina Silvestri e Mabel Canto.
A previsão, segundo Michele Caputo, leva em conta que o partido hoje está mais unido e com mais organicidade no Paraná após as duas últimas eleições. E também porque tem história e uma base social ampla. “O PSDB, partido do qual sou fundador, não é partido de modinha”, disse o deputado na entrevista à rádio BandNews. Ele se referiu a alguns partidos que cresceram em 2018, mas minguaram antes das eleições deste ano.
Para o ex-secretário de Saúde do Paraná, que coordenou a frente parlamentar de combate ao coronavírus, o PSDB deve eleger pelo menos quatro deputados estaduais em 2022 – hoje tem três.
Representação
Mas o salto maior deve ser na Câmara dos Deputados, onde teve apenas um suplente. Um dos motivos é a candidatura do ex-governador Beto Richa, que ajudou a atrair bons nomes para a chapa e ainda deve ter uma votação expressiva para deputado federal que poderá puxar outros eleitos.
Sobre o desempenho eleitoral do partido, Caputo lembra que o PSDB teve ou disputou a hegemonia nos principais estados, na União. “Tirando essa última eleição para presidente, disputamos o segundo turno em duas eleições. Mesmo com tudo que aconteceu em 2018, ganhamos o estado de São Paulo, em outros dois estados ficamos com a terceira ou quarta maior bancada federal”.
Desempenho
No Paraná, segundo o deputado, o partido reformulou os diretórios municipais. “O partido não pode ficar refém de interesses pessoais e de outros partidos em nome de uma governabilidade, que acho que não era bem assim”, afirmou.
“Não é assim hoje não. O fato de você reformular sua atuação política também dá mais unicidade, dá mais organicidade para o partido. Então, o pior momento passou. Posso adiantar que em 2022 o partido se recupera, inclusive no Paraná”, afirmou.
“Nós já tivemos momentos e participação melhores, mas eu não tenho dúvidas que em 2022, no Paraná, o desempenho do PSDB vai ser muito melhor do que 2018”.
Um partido de nome de grandes gestores e personalidades.