Na próxima sexta-feira, 26 de agosto, começa a propaganda eleitoral no rádio e na televisão.
Além dos blocos de propaganda, que somam 25 minutos diários de programação, os partidos têm direito a inserções publicitárias espalhadas pela programação das emissoras de rádio e tevê, que somam, no total, 1 hora e 10 minutos por dia.
As inserções têm duração mais curta, entre 30 e 60 segundos cada, e vão ser veiculadas das cinco da manhã à meia-noite.
As cotas de divulgação serão divididas igualmente entre as candidaturas majoritárias e proporcionais, distribuídas em três blocos de audiência – manhã, tarde e noite – , para alcançar públicos diferentes, sendo proibida a exibição em sequência de duas inserções de um mesmo partido.
Com 11 partidos coligados, a chapa do candidato à reeleição, o governador Ratinho Junior (PSD), terá a maior fatia do bolo na propaganda eleitoral. Serão 6 minutos e 31 segundos nos blocos veiculados três vezes por semana, além de 19 inserções diárias de 30 segundos. Já o principal adversário, Roberto Requião (PT), apenas com a federação de PT, PV e PCdoB, conseguiu dois minutos e seis inserções de 30 segundos.
Ricardo Gomyde (PDT) e a professora Angela Machado (PSOL) também irão divulgar suas plataformas no rádio e tv. Já outros cinco candidatos não terão espaço. São eles: Adriano Teixeira (PCO), Joni Correia (DC), Professor Ivan (PSTU), Solange Bueno (PMN) e Vivi Motta (PCB). Isso porque eles são de partidos “nanicos” que foram excluídos do sorteio por conta da cláusula de barreira e também não recebem o fundo eleitoral.
Já para o Senado, oito dos 10 candidatos terão direito de estar no horário eleitoral gratuito, com maiores tempos para Alvaro Dias (Podemos), com 1 minuto e 18 segundos, e o ex-juiz Sergio Moro (União), que terá 1 minuto e três segundos. Rosane ferreira (PT/PV) terá 55 segundos. Já Orlando Pessuti (MDB) e Paulo Martins terão, respectivamente, 28 segundos do programa eleitoral. Laerson Martins (Psol/Rede) contará com 11 segundos de programa e Aline Sleutjes (Pros) com apenas 9 segundos
Os candidatos Dr. Saboia (PMN) e Roberto França da Silva Junior (PCO) não terão direito a tempo do horário eleitoral e ao fundo eleitoral.